Notícias
Nomeação
Unidade Avançada em Petrolina (PE) tem novo gestor
Em 10 de abril (quarta-feira), o Incra em Pernambuco empossou, oficialmente, o novo chefe da Unidade Avançada Especial (UAE) Sertão, localizada no município de Petrolina (PE), José Cláudio da Silva. A nomeação, realizada por meio da Portaria n⁰ 131, publicada em 8 de abril de 2024, foi firmada pelo superintendente regional da autarquia no estado, Givaldo Cavalcante.
José Cláudio é beneficiário no assentamento Normandia, em Caruaru (PE), desde 1996, e traz consigo uma sólida formação acadêmica pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). É graduado em Filosofia - Teorias Sociais e Produção do Conhecimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de técnico em Administração e Agrícola pelo Instituto Técnico de Pesquisa e Reforma Agrária (Iterra), de Veranópolis (RS).
Ao assumir o cargo, expressou sua compreensão sobre a importância da agricultura familiar e da reforma agrária para a sociedade brasileira. "O Incra, enquanto instrumento de promoção dessas políticas, tem um papel estratégico, então sei da responsabilidade em ocupar mais esse espaço e iremos atuar juntos para efetivar, de forma qualitativa, nosso trabalho institucional”, considerou.
O superintendente do Incra/PE destacou a trajetória profissional e habilidades do novo gestor para coordenar as atribuições a serem recebidas. “Sei do trabalho que Edilson Barbosa (ex-chefe) realizou frente a esta Unidade, principalmente devido ao desafio de organizar a casa e de tudo que foi construído junto aos servidores. Tenho certeza que José Cláudio dará continuidade, com os devidos ajustes, quando necessário, e vai fazer uma excelente caminhada”, concluiu Givaldo Cavalcante.
Currículo
A experiência profissional do novo chefe da UEA Sertão é extensa e diversificada, incluindo passagens por cargos públicos de relevância. Ele foi coordenador do projeto de Educação Ambiental e Reposição de Mata Ciliar em assentamentos de reforma agrária às margens do rio São Francisco, parceria entre Associação de Cooperação Agrícola do Estado de Pernambuco (Acape) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), de 2000 a 2005; gerente de desenvolvimento territorial da Secretaria da Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco e membro da comissão organizativa do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável para realização das conferências territoriais de criação dos Territórios da Cidadania em Pernambuco, entre 2011 e 2013.
Também foi secretário executivo da Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco, e membro do Fórum dos Gestores da Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais, de 2013 a 2020; coordenador financeiro de planejamento e gestão do Instituto de Terras de Pernambuco (Iterpe), em 2021 e 2022; e secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do município de Vitória de Santo Antão (PE), de 2022 a 2024.