Notícias
Titulação
Um dos assentamentos mais produtivos da Bahia comemora os títulos definitivos
Ozorino Salomão de Jesus e Maria Salomão de Jesus receberam o título definitivo do lote no assentamento Maravilha.
Com a entrega de mais nove Títulos de Domínio a agricultores, nesta terça-feira (6/9), o assentamento Maravilha, um dos mais produtivos da Bahia, chega a 85 parcelas tituladas pelo Incra desde 2021, após 26 anos de sua criação.
Situado no município de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia e com 3,6 mil hectares, a área de reforma agrária possui 197 parcelas.
Destaque na produção cafeeira e na produção da pimenta do reino, os agricultores do Maravilha contabilizam uma produção de 30 mil sacas de café beneficiado só na safra 2022. Cada saca possui 60 quilos e o beneficiamento realizado no assentamento engloba a secagem e despolpa do grão.
Já a produção da pimenta do reino, na colheita deste ano, chegou a 60 toneladas. As famílias também criam gado de corte e de leite, com aproximadamente 1,3 mil cabeças na área de reforma agrária.
Segurança
Um dos titulados na terça-feira, o agricultor Carlos Alberto Gonçalves dos Santos, 55 anos, está no assentamento desde a sua criação e assegura que o título permitirá ampliar a lavoura cafeeira e de pimenta do reino. “Pretendo pegar uma linha de crédito e investir no crescimento da produção”, acrescenta.
O casal Ozorino Salomão de Jesus, 84 anos e Maria Salomão de Jesus, 72 anos, comemoram a vitória com o título em mãos. O lote do casal é explorado com a ajuda do filho, Isaulino de Jesus, 41 anos, que cultiva café e cria gado.
Diversificação
Além das lavouras cafeeiras e de pimenta do reino, o Maravilha também é destaque na produção do abacaxi, que é vendida em Porto Seguro. Os cultivos nos lotes também englobam plantações de banana, coco anão, mamão, melancia e cana-de-açúcar.