Notícias
Títulos
Titulação definitiva renova planos de aumento de produção em Roraima
O casal Getúlio Pereira da Silva e Maria Silva recebeu o título definitivo gratuito e registrado em cartório. Foto: Divulgação.
Getúlio Pereira da Silva e Maria de Sousa Santos Silva, moradores do assentamento Samaúma, no município de Mucajaí (RR), conquistaram o título definitivo da terra. Os agricultores do lote de 31 hectares, na vicinal 4, estão entre as 53 famílias da área contempladas com o documento no domingo (14).
Para comemorar, querem ampliar a produção, vendida em Boa Vista, capital do estado. “Planto mandioca, milho, arroz, feijão, macaxeira, amendoim e agora, com o título, vamos fazer mais coisas”, afirma o assentado. Entre os planos dele e da esposa, que também trabalha na lida com a terra, estão o aumento da lavoura e o investimento na compra de animais.
Segundo Getúlio, a família aguarda o documento há 22 anos, desde quando foi assentada no lote pelo Incra. O casal recebeu o título de forma gratuita e já registrado em cartório pela regional da autarquia.
“Agora precisam ir ao Incra solicitar a certidão de quitação e a liberação das cláusulas do título, considerando que estão assentados há mais de dez anos”, orientou o superintendente do instituto em Roraima, Antônio Adessom Gomes dos Santos.
De acordo com ele, no Samaúma foram emitidos, além de 53 documentos definitivos, Contratos de Concessão de Uso (CCU), espécie de título provisório. A solenidade de entrega, dia 14, ocorreu na Escola Estadual Nova Esperança, localizada no próprio assentamento.
Entre os participantes da cerimônia estava o presidente da Desenvolve Roraima, agência de crédito do governo estadual. Adailton Fernandes esclareceu aos assentados beneficiados que eles dispõem de crédito pré-aprovado para financiar atividades produtivas. Conforme ressaltou, a taxa de juros fica abaixo da oferecida pela rede bancária convencional.
imprensa.rr@incra.gov.br
gov.br/incra/pt-br/composicao/superintendencias-regionais/roraima