Notícias
Infraestrutura
Técnicos vistoriam barragens em assentamentos gaúchos
O trabalho monitora as águas devido às chuvas das últimas semanas no estado. Foto: Incra/RS
Integrantes do Incra no Rio Grande do Sul, do Núcleo de Estudos em Gestão de Riscos e Infraestrutura da Universidade Federal de Santa Maria (GRIN/UFSM) – campus Cachoeira do Sul – e da Defesa Civil percorreram, em 13 de setembro (quarta-feira), o interior de Candiota (RS) para verificar a situação de barragens situadas em assentamentos no município. A atividade é uma medida de monitoramento, tendo em vista o acumulado de chuvas no Rio Grande do Sul ao longo das últimas semanas.
Os técnicos estiveram nas áreas de reforma agrária Fazenda São Francisco/8 de Agosto, Santa Fé e Dos Cerros/Conquista dos Cerros. Nas duas primeiras, não foram identificados pontos para interdição neste momento. No assentamento Dos Cerros, a barragem fica isolada na área produtiva e não apresenta risco às famílias. Os locais permanecem sob vigilância das entidades, que terão apoio da prefeitura em iniciativas de manutenção, como o reforço das estruturas com pedras.
Os dados da visita serão incorporados a um diagnóstico mais amplo efetuado pelo Incra e UFSM. No longo prazo, o trabalho pode dar suporte a um projeto de melhoria das obras ou até apontar para a conveniência de descomissionamento das represas em desuso prolongado.
Região Metropolitana
Ainda na quarta-feira (13), o superintendente regional do Incra/RS, Nelson Grasselli, reuniu-se com a prefeitura de Viamão para tratar da barragem localizada no assentamento que leva o nome do município. As instituições decidiram solicitar autorização legal para aplicar, em caráter imediato, recursos depositados em juízo em favor do assentamento – obras emergenciais e recuperação da barragem constam entre os usos estabelecidos para a verba.
A intenção é empregar parte do montante para enrocamento (colocação de blocos de rochas) em cinco pontos do talude (terreno em declive). A providência atende sugestão de uma equipe da autarquia encarregada de vistoriar a estrutura em 9 de setembro (domingo), quando não foi verificado risco de transbordo ou rompimento.
Outra ação em curso é a contratação de empresa pelo Incra/RS para atualizar, junto aos órgãos ambientais, as inscrições de quatro reservatórios no assentamento Santa Rita de Cassia II, em Nova Santa Rita (RS). As barragens De Cima, De Baixo, Do João e Da Secretaria de Obras totalizam reserva de 819,5 mil metros cúbicos com capacidade para irrigar 82 hectares.