Notícias
Debate
Seminário de Educação do Campo em Pernambuco tem a participação do Incra
Encontro discute o fortalecimento da educação do campo no estado. Foto: Incra/PE
O Incra esteve presente, nesta quarta-feira (6), no III Seminário da Educação do Campo de Pernambuco. O evento aconteceu na Escola Técnica Estadual do município de Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco.
O encontro faz parte de uma agenda que está acontecendo nos polos regionais e visa a organização do III Seminário Estadual do Comitê Pernambucano de Educação do Campo (Secampo), cujo objetivo é mobilizar educadores para o fortalecimento da política de educação do campo no estado.
O Incra/PE tem assento fixo no comitê, juntamente com a sociedade civil e representantes de comunidades quilombolas e movimentos sociais populares do campo. O grupo conta com a participação de diversas instituições educacionais públicas, como a Universidade de Pernambuco (UPE), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
A proposta dos seminários regionalizados é recepcionar e tratar as demandas referentes à educação do campo – que abrangem desde problemas com fechamento de unidades escolares à ausência de merenda – visando à qualificação delas para o Secampo. A finalidade do encontro estadual é amparar, de forma mais eficiente, as necessidades da população atendida com infraestrutura e financiamento, formação de professores, currículo e material didático.
De acordo com o gestor da Unidade Avançada Especial (UAE) Sertão, Edilson Barbosa, que representou o Incra/PE no evento, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), executado pela autarquia, tem um papel de grande relevância para o público rural. “Esse programa tem contribuído muito com a educação do campo brasileiro, por isso estamos retomando suas atividades e trabalhando para a implementação de novas turmas para 2024”, declara.
Para o coordenador da Gerência Regional de Educação (Gere) do Governo de Pernambuco, José da Silva, esses eventos são imprescindíveis para o sucesso do Secampo. “Os encontros regionalizados são muito importantes para a estruturação das solicitações do estadual, onde será elaborado um documento com as reivindicações a ser entregue ao poder público”, explicou.