Notícias
Titulação
Reuniões esclarecem assentados sobre georreferenciamento no Planalto Catarinense
Georreferenciamento define localização e área exata dos imóveis, pré-requisito para a emissão dos Títulos de Domínio - Foto: Secretaria de Agricultura de Santa Catarina
Famílias assentadas em Calmon e Campos Novos, nos Planaltos Norte e Sul catarinense, participaram de reuniões ao longo dessa semana para conhecer e contribuir com o processo de georreferenciamento para fins de titulação definitiva dos lotes.
Em Calmon, os encontros foram no assentamento Jangada, nos dias 23 e 24/11. Nas reuniões, foi definido junto aos assentados, o parcelamento do assentamento, ajustando as divisas de respeito entre os lotes. A ação visa instruir o trabalho de georreferenciamento a ser realizado por empresa contratada por meio de convênio entre o Incra/SC e a Secretaria da Agricultura, da Pesca e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina.
A Prefeitura de Calmon também participou dos trabalhos e terá importância fundamental para conferir a situação ocupacional e realizar atualizações cadastrais para instrução processual de regularização das famílias.
Campos Novos
Agricultores dos assentamentos 30 de Outubro, Vitória, Sepé Tiarajú e Herbert de Souza, em Campos Novos, participaram da reunião na manhã de quinta-feira (25).
Segundo o superintendente regional do Incra/SC, Nilton Tadeu Garcia, "o trabalho foi muito valorizado e exitoso devido à presença massiva dos assentados". Na ocasião, ficou acertado que a parte coletiva dos assentamentos será anexada aos lotes individuais. Para efetivar a divisão, nova agenda foi marcada para os dias 14, 15 e 16 no município, com participação da empresa para dar início à fragmentação dos lotes. Assim como foi realizado nesta semana em Calmon, o trabalho visa atender o interesse das famílias, respeitando os limites de confrontação.
Também em Campos Novos, o assentamento São José está em etapa mais avançada, com o georreferenciamento do polígono já certificado e dada entrada em cartório para retificação da área da matricula. "Também já foi feito trabalho em campo para medição dos lotes, que estão em processamento e aguardamos o retorno do cartório para instruir os processos individuais", explica Garcia sobre o processo.
O georreferenciamento define de acordo com coordenadas geográficas onde estão localizados e quais os tamanhos dos lotes, e é pré-requisito para a emissão dos Títulos de Domínio, que efetivam a propriedade das famílias nos assentamentos da reforma agrária.
Receba mais notícias como esta conectando-se ao whatsapp do Incra/SC.
Assessoria de Comunicação do Incra/SC
(48) 3733-3557 (whatsapp)
imprensa.sc@incra.gov.br
gov.br/incra/pt-br/composicao/superintendencias-regionais/santa-catarina
twitter.com/incrasc
facebook.com/incrasc
instagram.com/incrasc