Notícias
renda
Quintal produtivo é alternativa de renda em assentamento potiguar
Quintal produtivo é alternativa de renda para Leiliana. FOTO: Arquivo pessoal.
Leiliana Pereira Salles, moradora do assentamento José Sotero da Silva, no município de Caraúbas (RN), fatura cerca de R$ 8 mil por mês, no lote onde vive com a família.
Atualmente, o quintal produtivo é a principal fonte da renda familiar, onde a assentada produz caju, maracujá, jerimum, coco, cana-de-açúcar, pinha, acerola, goiaba, romã e hortaliças. Além de fazer decoração e artesanato para jardins, ela e a família também criam aves, bovinos, caprinos e suínos.
"Fui uma das últimas a entrar no assentamento e desde então venho buscando meios de ganhar meu dinheirinho todo mês. Estou investindo num quintal produtivo com reaproveitamento de água e um fogão ecológico que eu mesma construí", conta a assentada, que reside na comunidade há 8 anos.
E Leiliana, que também foi uma das 19 contempladas com a entrega de Títulos de Domínio feita pelo Incra no Rio Grande do Norte no assentamento no início de setembro, segue expandindo as alternativas de renda em seu lote. "Com muita força e vontade de trabalhar estamos vivendo bem no assentamento, apesar da pandemia. No momento também estou produzindo rosas do deserto para comercializar", conta.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RN
(84) 4006-2137
imprensa.rn@incra.gov.br
www.gov.br/incra/pt-br/composicao/superintendencias-regionais/rio-grande-do-norte