Notícias
Garantias
Quilombolas de Poço Redondo (SE) conquistam mais um imóvel rural
Título garante a propriedade de 74,5 hectares a famílias da comunidade Serra da Guia. Foto: Incra/SE.
Famílias do quilombo Serra da Guia, no município de Poço Redondo, no Alto Sertão Sergipano, receberam, nessa quarta-feira (21), o título que garante a propriedade de mais um imóvel rural existente nas terras da comunidade. A Fazenda Angélica I, com 74,5 hectares, é a segunda área titulada pelo Incra em favor das cerca de 200 famílias que vivem atualmente em Serra da Guia.
“É uma honra e uma satisfação para a gente receber essa fazenda, que faz parte da nossa luta e é mais uma vitória para a formação do território”, afirmou a presidente da associação das famílias do quilombo, Liliane Alves dos Santos.
Com a titulação da Fazenda Angélica I, o Incra consolida a entrega de 15% do perímetro total do território de Serra da Guia aos moradores do local. Antes deste imóvel, a autarquia federal já havia entregado à comunidade o título de uma área conhecida como Morro do Gavião.
Serra da Guia
Reconhecido pela Fundação Cultural Palmares em 2005, o quilombo Serra da Guia teve o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) publicado no mesmo ano.
A área estabelecida pelo relatório, de cerca de nove mil hectares, foi objeto de decreto presidencial em 2012. Desde então, o Incra trabalha para a integração dos imóveis inseridos no perímetro ao território quilombola.
Assessoria de Comunicação do Incra em Sergipe
imprensa.se@incra.gov.br