Notícias
Regularização
Publicado relatório técnico de território quilombola em Ibirapuã (BA)
Na comunidade Vila Juazeiro, vivem 71 famílias remanescentes de quilombos. Foto: Incra/BA
O território quilombola Vila Juazeiro teve o seu Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) publicado pelo Incra/BA nesta quinta-feira (16), no Diário Oficial da União. Localizada no município de Ibirapuã, na região do Extremo Sul da Bahia, a comunidade composta por 71 famílias teve a sua área de 1.287,8 hectares delimitada pelo documento.
O RTID de Vila Juazeiro é o 48º a ser publicado no estado, sendo o segundo de 2024. Reúne peças técnicas complexas que objetivam identificar os limites do território, visando à titulação coletiva da área em benefício das famílias.
O edital que torna público o relatório também notifica os detentores dos cinco imóveis rurais abrangidos no perímetro. Com isso, os citados têm o prazo de 90 dias para apresentarem contestações ao RTID.
Histórico
A história de ocupação do Vila Juazeiro se estende desde o século XIX até os dias atuais. Tem relação com a formação de colônias de estrangeiros, como estratégia de domínio e ocupação territorial.
No relatório antropológico, foi possível identificar os seguintes marcos temporais: a chegada das populações negras na região, a formação do comércio Vila Juazeiro, a construção da estrada e a época do desmatamento.
Atualmente, a principal questão vivenciada pela comunidade é a chegada das empresas de plantio de eucalipto. Os quilombolas encontram-se cercados por essas plantações.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp