Notícias
Tecnologia social
Projeto de gestão de águas em Mato Grosso conquista terceiro prêmio
O trabalho é coordenado pelo engenheiro agrônomo do Incra/MT, Samir Curi. Foto: Divulgação
O projeto “Implementação de Tecnologias Sociais e Educação Ambiental em Comunidades do Alto Pantanal Mato-Grossense”, desenvolvido pelo Incra em Mato Grosso, vence a sua terceira premiação ambiental. O Troféu Seriema, na categoria “Sociedade Sustentável”, foi entregue em 18 de novembro de 2021 (quinta-feira), em solenidade realizada em Goiânia (GO), promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) – organizador do evento.
O prêmio tem por objetivo “reconhecer expressivos projetos/ programas executados por personalidades, entidades, instituições públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas, profissionais da imprensa e comunidade acadêmica, em prol da preservação, recuperação, defesa ou conservação do meio ambiente”.
O projeto do Incra/MT usa as chamadas tecnologias sociais, indicadas para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), mesclando suas três dimensões: a econômica, a social e a ambiental, além de contribuir com os Objetivos do Milênio (ODM), estabelecidos com a Cúpula do Milênio das Nações Unidas, em 2000, após a adoção da Declaração do Milênio das Nações Unidas.
Por ter baixo custo e bons resultados, as ferramentas do projeto podem ser replicadas em comunidades rurais de dezenas de municípios brasileiros, considerando o capital existente nas diversas localidades como opção para a solução de problemas relativos ao meio ambiente, a ampliação da economia local, a redução das desigualdades sociais e o aumento da cadeia produtiva e da geração de emprego e renda.
Desenvolvimento
Em execução desde 2009, o trabalho está sob a coordenação do engenheiro agrônomo do Incra/MT, Samir Curi, com a colaboração de diversos outros profissionais da autarquia e de entidades e órgãos parceiros.
De acordo com o servidor, essa terceira premiação do projeto confirma a seriedade do trabalho realizado e sua repercussão prática no desenvolvimento das áreas onde é aplicado. “Este é um dos momentos mais felizes da minha vida, por ter tido uma missão muito difícil e ter conseguido alcançar um resultado magnífico, comprovado pelos resultados de ser tricampeão. Todos sabem que estamos passando a maior crise hídrica da história do Brasil, espero que esse projeto possa ser levado a vários estados”, assegura Curi.
O projeto de gestão de águas desenvolvido pela regional mato-grossense já foi vencedor do 7º Prêmio Melhores Práticas A3P/2018, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), e também do Prêmio ANA 2020, na categoria Governo, criado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para reconhecer e valorizar as melhores práticas e iniciativas voltadas ao cuidado e gestão das águas do Brasil.
Conheça mais sobre o projeto do Incra em Mato Grosso
Assessoria de Comunicação Social do Incra/MT
(65) 3644-1104 (ramal 219)
imprensa.cba@incra.gov.br
gov.br/incra/pt-br/composicao/superintendencias-regionais/mato-grosso