Notícias
Acesso à terra
Processo seletivo abre 29 vagas em áreas de reforma agrária da Paraíba
Assentamento Boa Vista II, no município de Sousa, terá os primeiros moradores. Foto: Incra/PB.
Os interessados em se tornarem beneficiários da reforma agrária no município paraibano de Sousa, no Alto Sertão do estado, a cerca de 430 quilômetros de João Pessoa, já podem conferir os critérios para participar da seleção. Os editais dos processos que abrem 29 vagas nos assentamentos Boa Vista II e Imaculada constam no endereço https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/reforma-agraria/selecao-assentamentos/paraiba/2022. As inscrições ficarão abertas de 31 de maio a 17 de junho, na Secretaria Municipal de Educação.
A maior parte dos lotes disponíveis encontra-se no Boa Vista II. A meta é destinar todas as 24 unidades familiares do assentamento, criado pelo Incra em 9 de novembro do ano passado, abrangendo 1,1 mil hectares. A seleção é regida pelo Edital nº 144/2022.
Na área de reforma agrária Imaculada, a oferta de cinco vagas está prevista no Edital n° 145/2022. Dentre as 97 parcelas existentes, 92 já foram preenchidas por famílias aprovadas em 2021. A implantação do assentamento, com 396 hectares, ocorreu no dia 3 de fevereiro de 2017.
Acesso à terra
Todas as seleções de candidatos são feitas por meio de editais. Cada documento se refere a determinada área e é disponibilizado para consulta no portal do Incra, em www.incra.gov.br/pt/selecao-assentamento.html.
Eles especificam os assentamentos aos quais se aplica a concorrência, os municípios onde estão situados e o respectivo números de vagas. Há, ainda, informações sobre local e período de inscrições; documentação obrigatória; impedimentos; ordens de preferência e critérios de classificação; regras e prazos para interposição de recursos. As condições de permanência no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e as fases do processo também são apontadas.
A inscrição é gratuita e pode ser realizada presencialmente, de forma individual, com indicação dos titulares e demais integrantes da unidade familiar candidata. É necessário estar incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico.
Saiba mais em https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/agraria/acesso-a-terra
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
(83) 3049-9259
kalyandra.vaz@incra.gov.br
gov.br/incra/pt-br/composicao/superintendencias-regionais/paraiba
facebook.com/Incra-PB