Notícias
Titula Brasil
Prefeituras do Oeste do Pará participaram de oficina do Programa Titula Brasil
Oficina capacitou servidores municipais sobre funcionamento do Programa Ttitula Brasil - Foto: Acervo Incra
Servidores que vão compor os Núcleos Municipais de Regularização Fundiária (NMRF) de 21 cidades da região do Oeste do Pará participaram de oficina do Programa Titula Brasil.
O evento aconteceu, de 3 a 5 de agosto, em Santarém (PA), organizado pela regional do Incra no Oeste do Pará com a presença de representantes da Sede. Os servidores municipais esclareceram dúvidas sobre o programa e usaram as soluções eletrônicas utilizadas nos trabalhos de regularização de parcelas em assentamentos e de posses em áreas públicas federais. O número de participantes foi restrito a dois por município, a fim de manter o distanciamento e o isolamento necessários para evitar contaminações por covid-19.
A oficina abordou os procedimentos e as rotinas da parceria entre o Incra e os municípios no Programa Titula Brasil. Foram realizados o repasse de orientações gerais sobre a titulação, a apresentação do plano de trabalho e o planejamento de atividades, demonstração dos sistemas utilizados e formas de acesso, e treinamento do Sistema Nacional de Supervisão Ocupacional (SNSO).
O primeiro dia da programação foi para a exposição do Programa Titula Brasil: fluxo de procedimentos, balanço das adesões no estado, acesso aos sistemas, curso da Enagro, atuação dos coordenadores do NMRF e do Incra, orientações sobre o Sigef Titulação e os aplicativos Titula Brasil e SNSO. No segundo dia, os participantes visitaram e realizaram vistoria em duas posses em glebas públicas federais e em dois assentamentos do Incra na região. Já o terceiro dia foi reservado para esclarecer dúvidas sobre o programa, estudo de casos e outros assuntos relacionados.
Dos 29 municípios da região Oeste do Pará, 22 já aderiram ao Programa Titula Brasil e na oficina participaram representantes de 21 deles, que são: Altamira, Anapu, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojui dos Campos, Novo Progresso, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Senador José Porfírio, Terra Santa, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu.
Além dos representantes das prefeituras paraenses, participaram também o coordenador-Geral de Regularização Fundiária da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários (SEAF/MAPA), Alex Santos Lustosa de Aragão, o diretor de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento do Incra, Giuseppe Serra Seca Vieira, a coordenadora do Comitê Gestor do Programa Titula Brasil, Thaís Silva Nogueira, o coordenador do Programa Titula Brasil na Regional, Bruno Afonso Bezerra Lima, e o superintendente regional, Francisco de Sousa.