Notícias
Piauí recebe novos equipamentos para promover regularização fundiária
O Incra no Piauí recebeu, dia 3 de março, equipamentos topográficos para o georreferenciamento de assentamentos e áreas públicas federais no estado. A aquisição ocorreu por meio de adesão à ata de registro de outras entidades públicas federais, a um custo de R$ 348,3 mil, em dezembro passado.
A compra visa atender aos serviços de demarcação georreferenciada e titulação de assentamentos, por meio da elaboração de projetos de parcelamento, georreferenciamento de perímetros e parcelas, além do acompanhamento de contratos feitos por associações de assentados. Os equipamentos vão ser usados também na regularização fundiária de posses em áreas públicas federais e regularização de territórios quilombolas.
Ao todo, foram adquiridos uma estação total Trimble, oito GPS Spectra SP60, quatro coletoras MM50, cinco tripés de alumínio seco, oito bastões de fibra Spectra, dois bastões para prisma, quatro bipés e dois prismas Crain.
Os novos equipamentos vão propiciar mais agilidade ao trabalho de titulação desenvolvido pela regional. Trata-se de ação prioritária do Incra para 2020 que permite aos assentados tornarem-se donos em definitivo dos lotes de reforma agrária até então pertencentes à União.
Com o título de domínio da terra, as famílias assentadas passam a ser proprietárias das terras, possibilitando ampliar o acesso a créditos do setor agrícola. Na situação de assentados, a restrição no teto dos créditos bancários é mais significativa.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI
(86) 3222-1553
comunicacao.social@tsa.incra.gov.br
incra.gov.br/pi
twitter.com/Incrapiaui
facebook.com/IncraNoPiaui