Notícias
Treinamento
Oficina prepara servidores para atuar em unidades de cadastro na Bahia
Curso ocorre até sexta-feira (11), na sede da superintendência do Incra na Bahia, em Salvador. Foto: Incra/BA.
Uma capacitação promovida pelo Incra na Bahia prepara 17 servidores municipais e estaduais efetivos para acessarem o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). A finalidade é a de cadastrar imóveis, atualizar dados e emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).
O curso começou na segunda-feira (7) e vai até a sexta-feira (11), na sala de treinamento da regional baiana.
A iniciativa permitirá a abertura de sete novas Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs) e a renovação de outras duas. Além disso, prepara sete servidores da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), órgão do governo do estado, para atuarem na Unidade Estadual de Cadastramento (UEC).
A UEC é similar à unidade municipal, mas objetiva apenas cadastrar e analisar as áreas rurais fruto da regularização fundiária executada pela CDA, em terras pertencentes ao Estado da Bahia.
Municípios
Os municípios com novas UMCs são Antônio Cardoso, Ubaitaba, Mirante, Uibaí, Barro Preto, Tremedal e Mata de São João. Já em Belmonte e Boquira, novos servidores estão sendo treinados com base na repactuação dos Acordos de Cooperação Técnica firmados com o Incra na Bahia.
Serviços
As unidades irão oferecer serviços gratuitos do Incra aos proprietários rurais de sua região. Os técnicos das UMCs recepcionarão demandas, digitarão dados no cadastro e analisarão solicitações relativas a imóveis rurais de tamanho correspondente a até 15 módulos fiscais – que leva em conta as atividades produtivas existentes nos municípios.
A partir de 15 módulos, os processos só podem ser analisados e terem documentos emitidos por servidores do Incra.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA
(71) 3505-5308
imprensa@sdr.incra.gov.br
www.gov.br/incra/pt-br/composicao/superintendencias-regionais/bahia
facebook.com/incra.ba