Notícias
Oficina prepara 14 servidores para atuarem em 13 unidades cadastrais na Bahia
A capacitação ocorre na sala de treinamento da sede regional do Incra em Salvador (BA) - Foto: Incra/BA
Servidores públicos municipais do quadro efetivo de 13 prefeituras baianas participam de oficina para atuarem em Unidades Municipais de Cadastro (UMCs). A capacitação começou na segunda-feira (15) e será encerrada na sexta-feira (19), na sala de treinamento da sede regional do Incra em Salvador (BA).
Ao todo, oito municípios terão uma UMC pela primeira vez. Trata-se dos municípios de Miguel Calmon, no território do Piemonte da Diamantina; Lençóis e Wagner, que ficam na Chapada Diamantina; Sebastião Laranjeiras, que está no território no Sertão Produtivo; Jussara e Barro Alto, ambos se encontram no território de Irecê; Camamu, que está no Baixo Sul; e Anguera, situado no território do Portão do Sertão.
Outras cinco prefeituras enviaram seis servidores para treinamento devido à renovação do Acordo de Cooperação Técnica – instrumento jurídico que cria as UMCs. Eles são das unidades cadastrais do município de Euclides da Cunha, localizado no território do Semiárido Nordeste II; Barra do Mendes, que fica no território de Irecê; Guanambi, que está no Sertão Produtivo; Novo Horizonte, na Chapada Diamantina; e Santa Terezinha, que fica no Piemonte do Paraguaçu.
Cursos e conteúdo
Esta é a terceira capacitação do ano. Com o treinamento em andamento, totalizam-se 27 profissionais preparados. Outras oficinas já estão em planejamento pelo Serviço de Cadastro Rural do Incra/BA, para serem realizadas até o fim do ano.
Ministrada pelo engenheiro agrônomo Israel Ely, os 14 profissionais em treinamento aprendem a utilizar o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Assim, poderão cadastrar imóveis rurais, como também, atualizar e emitir o Certificado de Cadastro Rural (CCIR), entre outras ações.
Com isso, serviços oferecidos pelo Incra, que são gratuitos, são descentralizados por meio das UMCs. Elas se tornam aptas a recepcionarem demandas, digitarem dados no cadastro e analisarem solicitações de imóveis rurais de tamanho correspondente até 15 módulos fiscais. A partir de 15 módulos, os processos só podem ser analisados e terem documentos emitidos servidores do Incra.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA
imprensa.ba@incra.gov.br