Notícias
Créditos
Oficina capacita assentadas na aplicação do Fomento Mulher no Ceará
O crédito, executado pelo Incra, é destinado a estimular a produção feminina nos lotes. Foto: Incra/CE
Mulheres do assentamento Poço da Onça, situado em Miraíma, no Ceará, município da microrregião de Sobral (CE), terão apoio para incrementar a renda familiar nos seus lotes. Elas participaram, em 23 e 24 e novembro, de uma Oficina de Gestão para aplicação do Crédito Instalação, na modalidade Fomento Mulher, executado pelo Incra e destinado ao fortalecimento da produção feminina nas áreas de reforma agrária.
A capacitação deu início aos estudos para implementação na comunidade de projetos produtivos liderados apenas pelas mulheres. A iniciativa contará com recursos da modalidade de crédito, de R$ 8 mil para cada unidade familiar.
No Poço da Onça, a previsão inicial é beneficiar 30 assentadas, totalizando R$ 240 mil em investimentos. O recurso deve ser destinado na aplicação de projetos voltados à criação de aves e no fortalecimento do artesanato produzido pelo grupo de mulheres do assentamento.
Elas fazem varandas de redes, caminhos de mesas, roupas e outras peças bordadas, vendidas em feiras, por aplicativos, via encomendas e na própria comunidade. Algumas artesãs comercializam também para o Centro de Artesanato (Ceart), em Fortaleza.
"Nós estamos com a expectativa de que os projetos gerem uma fonte de renda sustentável às famílias, a partir da participação feminina, do fortalecimento da autonomia e gestão delas”, explica a servidora integrante da equipe do Incra/CE atuante na região, Claudia Rosas. “A meta, a partir dos resultados, é usar a aplicação do crédito na comunidade como modelo para outras áreas reformadas no entorno”, complementa.
Para as assentadas Antônia Inácio Chaves e Maria Vilma dos Santos Coelho, lideranças femininas no Poço da Onça, os créditos são uma oportunidade oferecida pelo Incra para fortalecer o papel da mulher na geração de renda da comunidade. “É muito importante para nós, mulheres, e estou vendo que daqui um tempo vamos passar esses homens (no incremento da renda familiar)”, disse Vilma.
Oficina
Nos dois dias de oficina, técnicos do Incra/CE explicaram sobre o novo Crédito Instalação, instituído pelo Decreto nº 11.586/2023. O normativo reajustou em 220% os valores das modalidades de créditos da autarquia e ainda criou uma nova para jovens assentados.
Técnicos da prefeitura de Miraíma (CE) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) falaram sobre a importância do planejamento, controle e gestão de iniciativas. Foi feito um primeiro levantamento sobre o potencial produtivo da comunidade e quais atividades as participantes gostariam de realizar. Os dados coletados serão usados na produção dos projetos.
A oficina teve ainda o apoio da Associação de Assentados de Poço da Onça.