Notícias
Novo titular da Superintendência Regional do Incra no Sul do Pará toma posse em Brasília
A posse ocorreu em audiência com o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, e diretores do órgão - Foto: Incra
Tomou posse na manhã desta terça-feira (12), na sede do Incra, em Brasília, o novo Superintendente Regional no Sul do Pará, Leonardo Lopes Santana.
A posse foi marcada por audiência com o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, e com os diretores de Governança Fundiária, Eleusa Gutemberg, Gestão Operacional, Adriano Varela Galvão, e de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento, Giuseppe Vieira.
Natural de São João do Araguaia (PA), Leonardo Santana, 38 anos, é graduado em Engenharia Agronômica.
Santana destaca o início de sua trajetória, como estagiário do Incra entre 2008 e 2010, lotado na regional do instituto em Marabá. Em seguida, trabalhou no Banco Original de Agronegócio e na Agroatins.
De 2017 a 2020, exerceu o mandato de vereador da Câmara Municipal de São João do Araguaia. No ano seguinte, continuou a desenvolver sua carreira no Núcleo de Regularização Fundiária do Incra, no Pólo Pacajá e, mais recentemente, na Prefeitura de Paraupebas (PA).
Para o novo superintendente, a emoção de titular uma família é igual à que sente ao cadastrar uma pessoa que está há 15 anos produzindo sem a segurança de um título, ainda que provisório. Ele avalia o cenário da região como um caso complexo, onde era necessária a certificação de diversas glebas – trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos. “A regularização fundiária foi atrasada por muitos anos e agora estamos tentando destravá-la”, comenta. “Agora chegou o momento de as pessoas acreditarem que é possível titular”.
Com 512 assentamentos, a Superintendência Regional Sul do Pará possui 80 mil famílias assentadas e outras 80 mil aguardando a regularização. Até o fim de abril, o superintendente estima que será alcançado um total de 28,7 mil títulos.
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404