Notícias
Titula Brasil
Mutirão de titulação coleta documentos em Abelardo Luz (SC)
Agricultores aproveitaram para esclarecer dúvidas sobre a emissão dos títulos. Foto: Incra/SC
Aproximadamente 200 agricultores assentados da reforma agrária no município de Abelardo Luz, no oeste catarinense, foram atendidos durante mutirão do Programa Titula Brasil, realizado de 19 a 22 de outubro nos assentamentos José Maria e Santa Rosa II.
Foram atualizados os dados cadastrais dos beneficiários e anexados os relatórios de movimentação econômica e as contas de energia aos respectivos processos individuais. Os documentos são necessários para comprovar a utilização do lote e emitir o Título de Domínio (TD) – o qual transfere em definitivo a terra aos agricultores. Ao todo foram realizados 165 atendimentos no assentamento José Maria e 12 no Santa Rosa II.
O trabalho foi executado por equipes do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMRF) da Prefeitura de Aberlado Luz e da Unidade Avançada do Incra em Chapecó (SC). Também foram feitas 18 vistorias em campo para elaboração de laudos e verificação de indícios de irregularidades, a fim de obter a regularização das parcelas.
Tira-dúvidas
A presença dos servidores foi essencial para os agricultores sanarem dúvidas sobre a titulação, principalmente relacionadas às quantias a serem cobradas pelos lotes. Na ocasião, foi esclarecido que os valores de cada título variam de acordo com uma pauta atualizada anualmente pelo Incra. No assentamento José Maria a cobrança ficará em torno de R$ 480 por hectare e, no Santa Rosa II, os títulos não serão cobrados, pois a área foi doada ao instituto para a criação da área de reforma agrária.
Outra questão levantada foi quanto à obrigatoriedade de se obter o título. Segundo os servidores, de acordo com o Artigo 58 da Instrução Normativa nº 99/2019, norma vigente para a titulação em assentamentos, será considerada irregularidade por parte do beneficiário o ato de “não firmar o instrumento de titulação definitiva”.
Eventuais dúvidas ou envio de documentação faltante podem ser enviados às equipes do Incra/SC pelos e-mails: agricultura@abelardoluz.sc.gov.br e regularizacao@fns.incra.gov.br.
Receba mais notícias como esta conectando-se ao whatsapp do Incra/SC.
Assessoria de Comunicação do Incra/SC
(48) 3733-3557 (whatsapp)
imprensa.sc@incra.gov.br
gov.br/incra/pt-br/composicao/superintendencias-regionais/santa-catarina
twitter.com/incrasc
facebook.com/incrasc
instagram.com/incrasc