Notícias
Serviços
Mutirão atende beneficiários da reforma agrária em Mossoró (RN)
A assentada Ozineide Silva e sua produção de acerola. Foto: Incra/RN
Entre os dias 25 a 27 de outubro (quarta a sexta-feira), o Incra no Rio Grande do Norte realizou um mutirão de ações no assentamento Maísa, no município de Mossoró, distante 286 quilômetros da capital potiguar, Natal. Foram recepcionadas 573 pessoas na Escola Municipal Professor Maurício de Oliveira (Agrovila Paulo Freire).
O mutirão faz parte de uma força tarefa desenvolvida pela autarquia com o objetivo de regularizar e titular as famílias residentes nas dez agrovilas da área de reforma agrária. Os atendimentos se concentraram em atualização cadastral, verificação de créditos e emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e de Contratos de Concessão de Uso (CCU), além da utilização da Plataforma de Governança Territorial.
A agricultora Antônia Ozineide da Silva, conhecida como Neidinha, buscou os serviços da equipe do instituto. “É muito importante o Incra vir até a comunidade, pois a gente possui dificuldade de deslocamento. Muitas vezes precisamos apenas deixar um documento e, pelo mutirão, trazemos a demanda e já saímos com a questão resolvida", afirmou a moradora da agrovila Nova União.
A assentada destacou ainda a expectativa de receber o Título de Domínio (TD). “Esse documento definitivo da terra é a libertação de cada um. Estou lutando desde 2004, com ele vou conquistar mais independência para financiar equipamentos que vão me auxiliar na produção”, disse. Ela cultiva milho, acerola e goiaba no seu lote.
Outra beneficiária presente no mutirão foi Francileide Lima de Oliveira, da agrovila Pomar, que ressaltou a importância da ação para a comunidade. “É muito prazeroso receber o Incra aqui. Além de resolver as pendências dentro do assentamento, estamos vivendo em clima de alegria e esperança para receber o título definitivo”, declarou.