Notícias
Educação
Médicos veterinários se formam pelo Pronera
Estudantes são oriundos de 14 estados brasileiros. Foto: Incra/RS
Cinquenta acadêmicos concluíram o curso de Medicina Veterinária pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no Rio Grande do Sul. A turma especial foi viabilizada por meio de parceria entre o Incra e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A cerimônia de formatura ocorre nesta sexta-feira (1/7), às 19 horas, no auditório da Faculdade de Agronomia, campus Capão do Leão (RS).
Estudantes de 14 estados brasileiros compõem o grupo: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo. Por seis anos, eles conviveram em sala de aula, estágios e troca de experiências em vivências coletivas.
De acordo com a coordenação pedagógica do curso, entre as atividades, os educandos foram inseridos em várias pesquisas realizadas na faculdade e em projetos em parceria com uma instituição de ensino do Uruguai. Os estágios mais procurados foram na área de extensão rural, reprodução animal e clínica de grandes animais. Em tempo de férias e na pandemia, muitos atuaram nas cooperativas de suas comunidades ou nos assentamentos de origem.
Para a formanda Carolaine Garcia de Mattos, a conclusão do ensino superior representa “a conquista de sonhos nossos, das nossas famílias e das nossas comunidades”. Ela nasceu e cresceu no assentamento Santa Rita de Cássia, em Herval (RS), e busca nos estudos o conhecimento necessário para o desenvolvimento do meio rural.
Formada em técnico agrícola, a jovem de 25 anos sempre almejou seguir a carreira veterinária. “Fui criada no campo e tenho aptidão para continuar nesta atividade. É uma alegria me formar e voltar para contribuir com pequenos produtores que precisam de assistência de forma mais acessível”, afirma.
Segundo ela, agricultores em sua região ainda têm dificuldades para acionar um médico veterinário, às vezes vindo de fora da cidade, e restringem-se a procurar somente em situações de emergência. Por isso, Carolaine prestou seu estágio curricular na área de “Clínica cirúrgica e médica de animais de produção”, acompanhando responsável técnico em estância de confinamento, e que atendia, de maneira autônoma, propriedades rurais.
Consolidação
O curso desenvolvido pelo Pronera no Rio Grande do Sul foi o pioneiro no país a formar médicos veterinários em 2015. As três turmas realizadas possibilitaram a graduação de 143 profissionais. Aproximadamente R$ 5,2 milhões foram investidos ao longo do período.
Outros 52 estudantes compõem a quarta turma pelo programa na universidade, e cursam a sétima etapa de aulas.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309/ 3311
imprensa.rs@incra.gov.br