Notícias
Encontro
Maranhão recepciona Oficina de Planejamento Participativo
O evento ampliou o diálogo entre o Incra e os movimentos sociais na discussão das ações desenvolvidas pela autarquia. Foto: Incra/MA
O Incra no Maranhão realizou, em 11 de abril (quinta-feira), no auditório Paulo Freire, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, a Oficina de Planejamento Participativo. O principal objetivo foi o diálogo com os movimentos sociais e sindicais do campo para a construção das ações da autarquia no estado.
No evento, foram discutidas pautas importantes e estabelecidas as metas para avançar na promoção da justiça social e no desenvolvimento sustentável do campo. Os debates foram organizados em três grupos de trabalho: quilombolas e comunidades e povos tradicionais; desenvolvimento de assentamentos e obtenção de terras.
Segundo o superintendente regional do Incra no Maranhão, José Carlos Nunes Júnior, a oficina foi uma oportunidade única de diálogo e colaboração. Ele ressaltou a importância da presença do presidente do instituto, César Aldrighi; da diretora de Desenvolvimento de Assentamentos, Rosilene Rodrigues; do diretor substituto de Gestão Estratégica, Marcelo Pires; da diretora da Câmara de Conciliação Agrária Maíra Coraci; e da coordenadora-geral de Regularização de Territórios Quilombolas, Monica Borges.
Ao final do evento, foi elaborada uma ata com os resultados das discussões, assinada pelo superintendente regional do Incra/MA e por representantes dos movimentos sociais. O documento formaliza o compromisso da construção das ações no estado, pautada no diálogo desenvolvido com os participantes.