Notícias
Nomeações
Mais três superintendências regionais têm nova direção
Elias D´Angelo, do Incra em Goiás, foi um dos superintendentes empossados. Foto: Arquivo pessoal.
A superintendências do Incra no Rio de Janeiro, em Goiás e no Espírito Santo têm novos nomes na direção. Com as três mudanças, a autarquia alcança vinte e duas regionais renovadas, dentre as 29 existentes em todos os estados do país.
Desde o dia 17 deste mês, a advogada Maria Lúcia de Pontes é a superintendente do Incra no Rio de Janeiro (Incra/RJ). Defensora Pública do estado aposentada, ela atuou por mais de 20 anos no Núcleo de Terras e Habitação (NUTH), onde prestou assistência jurídica gratuita a famílias vulneráveis, garantindo direito à moradia nos casos de despejos, remoções, reintegrações de posse e outros conflitos fundiários.
Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido como defensora titular do NUTH, Maria Lúcia recebeu, em 2014, a Medalha Pedro Ernesto, maior honraria da cidade do Rio de Janeiro, concedida pela Câmara Municipal.
A servidora esteve à frente do Incra/RJ por um curto período, entre janeiro e junho de 2016, quando demonstrou qualidades administrativas e sensibilidade como gestora de pessoas.
O novo superintendente em Goiás, Elias D´Angelo Borges, foi empossado em 19 de março, na sede nacional do instituto, em Brasília. No dia 20, os servidores da autarquia no estado reuniram-se para dar boas-vindas a ele.
Elias D´Angelo, como se tornou conhecido, é assentado na área de reforma agrária São Domingos, em Morrinhos, região Sul goiana. Pela primeira vez, um agricultor familiar assentado chefia a Superintendência do Incra em Goiás. Já passou pela direção de sindicatos de trabalhadores rurais, presidência da Federação dos Agricultores Rurais na Agricultura Familiar de Goiás (Fetaeg) e chegou à diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar (Contag).
Ele reconhece que será um desafio promover a reforma agrária com orçamento enxuto herdado da gestão passada e com o número reduzido de servidores na autarquia. “Estamos aqui para somar e avançar nas políticas públicas para a reforma agrária”, ressaltou. D´Angelo confia que unindo-se aos servidores e aos movimentos sociais do campo vai conseguir alcançar bons resultados.
Em Brasília, além do presidente do Incra, César Aldrighi, a posse contou com as presenças do assessor Especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Eric Moura, e da diretora de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento do instituto, Maria Rosilene Bezerra Rodrigues.
Compromissos
O Incra no Espírito Santo realizou, na quinta-feira (20), a cerimônia de posse da nova dirigente da autarquia no estado. Diante de autoridades, convidados, servidores e colaboradores, a cientista política Maria da Penha Lopes dos Santos assumiu com o desafio de promover a retomada do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
“Reafirmamos aqui o nosso compromisso em garantir dignidade para quem vive no campo e na cidade, por meio da produção de alimentos saudáveis que vão ajudar a matar a fome do nosso povo. Por isso, precisamos ter pressa para retomar as políticas públicas sob a responsabilidade do Incra que vão colaborar nessa tarefa fundamental de promover o desenvolvimento sustentável no meio rural brasileiro.”
Na oportunidade, tomou posse também o coordenador do escritório estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Laércio Nochang. O chefe da Assessoria Especial da pasta, Eric Moura, representou o ministro Paulo Teixeira e, segundo reforçou, o MDA voltou com a missão de ajudar a tirar o Brasil mais uma vez do mapa da fome. “Além disso, voltou para levar tecnologia ao campo, levar internet aos nossos agricultores e agricultoras, para que sejam criadas condições dignas para a permanência das famílias no campo”.
A diretora de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento, Maria Rosilene Bezerra Rodrigues, participou do ato em nome da presidência do Incra. Conforme destacou, a direção reconhece o papel dos movimentos sociais para o êxito das políticas públicas executadas pela autarquia, e ressaltou a representatividade social e estatal no evento.
“Fico muito feliz em ver as instituições públicas e os movimentos sociais retornarem ao Incra, retomando o diálogo que vai fortalecer nosso propósito de fazer com que as políticas cheguem a quem realmente precisa. O estado brasileiro existe para cuidar das pessoas e o Incra hoje voltou a olhar com respeito os seus beneficiários.”
Assessoria de Comunicação do Incra
(61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br
* Com informações das Assessorias de Comunicação do Incra/RJ, Incra/GO e Incra/ES.