Notícias
Cadastro rural
Incra treina colaboradores para novas Unidades Municipais de Cadastro
Treinamento capacita servidores a usarem o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Foto: Incra/GO
Servidores da Divisão de Governança Fundiária do Incra Goiás treinaram colaboradores para atuar nas Unidades Municipais de Cadastramento (UMC) instaladas em Piranhas, Porangatu e Santa Fé de Goiás. O treinamento foi realizado na sede do instituto, em Goiânia, durante a primeira semana de outubro.
A capacitação se dá para o uso do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Desde julho de 2019, o sistema eliminou os formulários em papel. Tudo é feito virtualmente, por upload dos arquivos. O usuário pode solicitar a inclusão ou atualização do código Incra de sua casa, pela internet. O acesso ao sistema passou a ser com o login govbr.
Gisele Fleury, servidora do Incra que é uma das organizadoras do treinamento, esclarece que os colaboradores das UMC desenvolvem ações no SNCR relacionadas ao cadastramento de imóveis rurais e emissão de Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). Segundo Gisele, “a vantagem da UMC é que, por estar em vários municípios, aproxima-se fisicamente do usuário que tem dificuldade de acesso à internet”. Ela explica que todos os serviços de atualização cadastral dos imoveis rurais e emissão de CCIR estão disponíveis virtualmente, bem como na rede de atendimento em parceria com as prefeituras e Unidades Avançadas do Incra em todo o Brasil.
O que é UMC
O trabalho realizado nas UMCs funciona como um acelerador da análise processual que será feito pelos técnicos do Incra. Eles digitam os dados do formulário e observam as declarações dentro da microrregião do seu município com foco em propriedades rurais de até quatro módulos fiscais, cuja área varia de 80 a 240 hectares, dependendo da região no estado.
Atualmente, Goiás conta com 55 UMCs ativas. É importante ressaltar que todo serviço realizado pela UMC e pelo Incra é gratuito.
Assessoria de Comunicação do Incra em Goiás
imprensa.go@incra.gov.br