Notícias
Incra/RS capacita primeira turma no ano para atuação em UMCs
A superintendência do Incra no Rio Grande do Sul concluiu hoje (28) o primeiro treinamento de 2021 voltado a Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs). Representes de 33 municípios receberam capacitação em regime virtual do Setor de Cadastro Rural com duração de cinco dias.
Os participantes tiveram acesso ao módulo Treinamento do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), além de conhecer aspectos gerais do cadastro, da legislação e do preenchimento da Declaração para Cadastro Rural (DCR), realizada pelos proprietários.
A turma encerrou com 39 inscritos de prefeituras, sindicatos rurais e sindicatos de trabalhadores rurais. Parte dos profissionais começou a desempenhar a tarefa ainda este ano. Oito deles aguardam formalização de parceria de sua instituição com o Incra para iniciar a prestação de serviços aos cidadãos.
Já o servidor municipal Jaldemir Éder de Lima é responsável pela UMC de Porto Lucena desde 2009. Mesmo assim solicitou participar do curso. “Fiz a última atualização em 2015 e senti necessidade de me reciclar. Temos poucas propriedades com georreferenciamento na região (Noroeste do RS) e as explicações deram noção para trabalhar nesses casos”, relata.
O ministrante e chefe do Cadastro Rural do Incra/RS, Luis Renato Jasniewicz, deve realizar uma nova etapa do curso dentro de um mês para os participantes solucionarem dúvidas surgidas na prática diária. A intenção é proporcionar capacitação para novos grupos duas vezes por ano. “É uma demanda contínua porque sempre há a substituição de algum responsável ou a implantação de novas UMCs no estado”, explica.
Atualmente o Rio Grande do Sul possui 448 UMCs em 360 municípios. Destas, 225 estão localizadas em prefeituras e 223 em sindicatos.