Notícias
Incra/PE participa da Expoboa com a realização de mutirão de serviços
Incra levou à Expoboa serviços de emissão de CAF, CCU e declarações de assentados, além de repasse de orientações - Foto: Incra/PE
O Incra em Pernambuco participou da primeira edição da Expoboa, que é uma feira de caprinos, ovinos e agricultura familiar, do município de Santa Maria da Boa Vista - localizado na microrregião do Sertão do São Francisco.
Durante o evento, realizado de 30 de agosto e 2 de setembro de 2023, a participação da autarquia agrária ocorreu por meio de mutirão de serviços, que ofertou a emissão de Cadastro de Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Contratos de Concessão de Uso (CCU) e declarações de assentados, bem como houve repasse de orientações sobre regularização, créditos e desbloqueio por contra de decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).
Santa Maria da Boa Vista é reconhecido por ter a maior concentração de assentamentos de reforma agrária e famílias assentadas em Pernambuco. O município tem 38 assentamentos que beneficiam 2.288 famílias de trabalhadores rurais. Os agricultores das áreas reformadas cultivam principalmente fruticultura irrigada, a exemplo de manga, uva, acerola, goiaba, banana, melancia e melão. Há ainda a criação de pequenos e médios animais, bem como culturas de subsistência nas áreas de sequeiro dos assentamentos.
O gestor da Unidade Avançada Especial Sertão, localizada em Petrolina (PE), Edilson Barbosa, representou a Superintendência Regional na abertura do evento, que ocorreu na noite do dia 1º de setembro e contou com a participação de agricultores assentados, autoridades locais, e representantes de outros órgãos do Governo Federal.
Barbosa ressaltou a importância das parcerias que estão sendo construídas entre a autarquia federal e a Prefeitura Municipal, o Sebrae, IF-Sertão, movimentos sociais do campo e o conjunto do Governo nas ações que estão sendo implementadas para o desenvolvimento econômico, com inclusão social e protagonismo da agricultura familiar.
Para a presidente da associação do assentamento Mártires da Resistência, Maria do Carmo, a participação do Incra no evento foi importante por facilitar o acesso dos assentados aos serviços do órgão. “Foi excelente ter o Incra aqui no evento, porque pudemos resolver nossas pendências sem precisar ir até Petrolina”, declarou.
Agroindústria
O beneficiamento da produção, por meio de agroindústrias, é uma reivindicação antiga dos agricultores, que alegam perder parte de seus lucros na comercialização com os atravessadores. E essa demanda foi feita ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, e ao presidente do Incra, César Aldrighi, no mês de julho último, quando eles estiveram em agendas oficiais na região.
E em busca de solução para essa demanda, o MDA enviou dois coordenadores para avaliarem a produção local visando a elaboração de um projeto de agroindústria que garanta a valorização dos produtos dos assentados da região.
Assim, pelo Ministério estiveram na região o coordenador-geral de apoio à agroindústria e estruturação da produção familiar, Fabiano Oswald, e uma coordenadora da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, Mariana Rodrigues dos Santos. Eles conheceram a produção dos assentamentos Boqueirão e Safra para entender a dinâmica produtiva da região e buscar uma alternativa que viabilize a tão sonhada agroindústria.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PE
imprensa.pe@incra.gov.br
(81) 2121-1370
facebook.com/incra.reformaagraria/