Notícias
Mercado de terras
Incra atualiza planilha de valores referenciais para imóveis rurais na Paraíba
O Incra na Paraíba atualizou o Relatório de Análise de Mercados de Terra (RAMT) e a Planilha de Preços Referenciais de Terra (PPR) para o estado. Os documentos são instrumento de diagnóstico, estudo e análise dos mercados de terra, atualizado periodicamente pela autarquia. Com a publicação, o Incra torna público o resultado de um trabalho relevante para a análise e a compreensão do mercado de terras na Paraíba.
Os valores de terra reunidos nas Planilhas de Preços Referenciais (PPRs) contidas no RAMT mostram de forma clara e objetiva o atual comportamento do mercado de terras na Paraíba a partir de amostras coletadas periodicamente nos municípios que compõem os cinco Mercados Regionais de Terra (MRTs) delimitados no estudo: Zona da Mata, Agreste e Brejo, Cariri e Curimataú Paraibano e Sertão 1 e 2.
Para cada MRT, as terras são classificadas em diferentes tipologias de uso, em níveis categóricos que incluem o uso predominante do solo, o sistema produtivo adotado e/ou as condições edafoclimáticas (relativas ao clima e ao solo) e a localização.
De acordo com o engenheiro agrônomo Ivan Sérgio Campos Fontinélli, chefe do Serviço de Implantação da Divisão de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento do Incra/PB, a versão 2021 do RAMT trouxe uma amostragem maior de imóveis rurais em relação à edição de 2020.
Foram validados 429 imóveis rurais – um aumento de 50% em relação aos 286 imóveis da amostragem de 2020 –, em 108 municípios paraibanos, 71% a mais do que no ano anterior, quando foram pesquisados 63 municípios.
Para Ivan Fontinélli, o aumento no número de imóveis rurais pesquisados oferece uma maior representatividade dos municípios que compõem cada MRT no Estado. “Esses resultados crescentes se devem, principalmente, ao apoio cada vez maior das prefeituras municipais e de outros órgãos, a exemplo da Empaer [Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária], que têm participado com mais afinco no fornecimento das informações e qualificação das amostras em campo pela autarquia”, afirma Fontinélli.
A Divisão de Análise e Estudo do Mercado de Terras da Diretoria de Gestão Estratégica do Incra ressalta que as PPRs são instrumento de consulta e servem para análises de caráter genérico. Não devem ser adotadas, portanto, como índice absoluto para transações de compra, venda, desmembramento e remembramento de imóveis rurais entre particulares.
O RAMT está disponível para consulta e download no site do Incra, acessível em www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/governanca-fundiaria/relatorio-de-analise-de-mercados-de-terras/paraiba.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
kalyandra.vaz@incra.gov.br
gov.br/incra/pt-br/composicao/superintendencias-regionais/paraiba
facebook.com/Incra-PB