Notícias
Reunião
Incra participa de encontro de assentados promovido pela CPT em Goiás
Foram debatidos temas relacionados à permanência dos agricultores na terra. Fotos: Incra/GO
O Incra em Goiás participa, em 28 e 29 de julho, do Encontro de Assentados e Assentadas do Cerrado, organizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). A abertura aconteceu nesta sexta-feira (28), no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia.
A regional está representada pelo superintendente substituto, Marcelo Gosch. Junto com os beneficiários, discutirão os desafios relacionados à permanência na terra. Entre os temas que norteiam os debates estão arrendamento de terra, venda de lotes, titulação e os impactos dos agrotóxicos.
Em sua apresentação, o gestor abordou o processo histórico de concentração de terras e a forma de realizar reforma agrária no país com a perspectiva atual do governo federal na retomada da política pública.
Neste sentido, Gosch lembrou algumas ações como o fortalecimento do orçamento para a reforma agrária e agricultura familiar no Plano Plurianual (PPA) Participativo, além dos aumentos recentes nos valores de créditos repassados às famílias assentadas, reestruturação do Incra por meio de concurso público e o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar e do programa Mais Alimentos.
Durante o encontro, reafirmou a meta do Incra para 2023. A estimativa é que sejam assentadas 5,7 mil famílias e regularizadas mais 40 mil até o final do ano no Brasil. De acordo com o superintendente substituto, as prioridades são o reestabelecimento da obtenção de terras para assentar famílias, a intensificação das ações de regularização fundiária quilombola e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), bem como o incentivo à assistência técnica, produção de alimentos e agroindústrias.