Notícias
Incra lança plano de Integridade 2024/2027 em atividade online e simultaneamente nas regionais de Manaus, Santarém e Marabá

Ética e integridade significam boas práticas na rotina de trabalho para ter capacidade de agir de forma refletida e consciente, nas relações profissionais e interpessoais, considerando princípios e valores que priorizem o interesse público. Com o objetivo de dar transparência, implementar boas práticas que combatam aspectos nocivos ao interesse público, o Incra institui em 2025 a seu Núcleo de Gestão da Integridade (NGI).
A primeira etapa de implantação do Plano de Integridade ocorre nesta semana, entre 07 e 11 de abril. A atividade será nas modalidades presencial e online. Na presencial as atividades se iniciam na quarta-feira (9) simultaneamente no Incra Amazonas (Manaus), Incra Oeste do Pará (Santarém) e Incra Sul do Pará (Marabá). Servidores de todo Brasil também podem participar de forma online, por meio de videoconferência no Microsoft TEAMs do Incra
Clique aqui e participe do lançamento do Plano de Integridade
Esta primeira atividade do NGI se insere em um conjunto de iniciativas em diversas unidades do Incra em todo o país, com destaque para a Semana da Integridade, que ocorrerá entre 12 e 16 de maio e será organizada pelas regionais do Paraná e Distrito Federal e Entorno. O NGI é formado por servidores de todas as diretorias da Sede, em Brasília (DF), e superintendências regionais.
Ação sistêmica
Com a instauração do NGI, o Incra se torna parte do Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal (Sitai). O Sitai é a instância responsável por coordenar e articular as atividades relativas à integridade, à transparência e ao acesso à informação, bem como por estabelecer padrões para as práticas e as medidas relacionadas a essas temáticas, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Para o Diretor de Gestão Estratégica, Gustavo Noronha, a elaboração do plano foi fruto de um trabalho coletivo e participativo, envolvendo gestores, servidores e demais colaboradores da autarquia. Para o diretor, o plano assegura o compromisso de que cada ação do Incra seja guiada pelo interesse público, garantindo que a execução da reforma agrária e da governança da terra no Brasil ocorra com máxima responsabilidade e transparência.
"O lançamento do Plano de Integridade representa um marco na consolidação de uma cultura organizacional pautada na transparência, na ética e na aderência aos princípios da governança pública. Mais do que um instrumento orientador, este plano simboliza o compromisso institucional com a integridade, fortalecendo mecanismos de prevenção, detecção e correção de irregularidades, além de ampliar a confiança da sociedade na atuação do Instituto. Contamos com nossos servidores, nosso público e toda a sociedade". ressaltou Noronha.
Entenda o Plano de Integridade do Incra
No Incra, o NGI é composto pelos titulares das seguintes unidades: Ouvidoria (OUV); Corregedoria-Geral (CGE); Auditoria Interna (AUD); Assessoria de Comunicação Social (ASCOM); Comissão de Ética (CE); Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (DAH); Câmara de Conciliação Agrária (CCA); e a Coordenação-Geral de Monitoramento, Avaliação e Inovação da Gestão (DEA).
Dentre as atribuições do NGI do Incra estão:
- Definir e disseminar princípios éticos, códigos de conduta e políticas que orientem o comportamento dos colaboradores;
- Desenvolver mecanismos para evitar fraudes e corrupção, além de investigar e reportar irregularidades;
- Garantir que informações relevantes sejam divulgadas de forma transparente para todas as partes interessadas;
- Capacitar os colaboradores sobre questões éticas, compliance e integridade;
- Implementar e gerenciar canais seguros para denúncias de irregularidades;
- Avaliar continuamente processos e práticas para assegurar a conformidade com padrões éticos e legais.
- Prevenir ou mitigar riscos.
Confira o Plano de Integridade do Incra.