Notícias
Incra lança Atlas da Agricultura Familiar em Goiás
A segunda edição do Atlas da Agricultura Familiar em Goiás já está disponível para consulta. A publicação, editada ao longo do primeiro semestre de 2020, é baseada nas informações do Censo Agropecuário de 2017 e em outras fontes. Um dos objetivos do atlas é apresentar à sociedade como os agricultores familiares estão distribuídos nos 246 municípios do estado. O Incra é uma das instituições organizadoras da publicação.
O atlas é constituído por mapas temáticos que revelam as diferenças regionais em Goiás. Com esses dados, é possível influenciar na construção de políticas públicas, bem como no processo de organização social que incide sobre o acesso à terra, ao crédito rural, à assistência técnica, entre outros.
Além disso, o levantamento informa ainda a dinâmica própria dos agricultores familiares como uma categoria econômica distinta, cujas demandas devem ser entendidas no seu particular.
Além do Incra, representado pelo servidor Marcelo Gosch, participaram do trabalho de elaboração da publicação Gabriel Medina da Universidade de Brasília (UnB), Graciella Corcioli e Thiago Verano da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Pensar +1
A concepção do Atlas surgiu no âmbito do movimento Pensar +1 e das instituições que organizam a Feira Agro Centro-Oeste Familiar. Ele se constitui como uma forma de mostrar a importância da agricultura familiar no estado e as políticas públicas disponíveis para esse segmento.
O Pensar +1 é composto por Instituições parceiras da agricultura familiar em Goiás. Participam representantes de 28 instituições públicas e privadas da assistência técnica e extensão rural, sindicatos e associações da agricultura familiar, universidades, federações e escolas agrícolas e movimentos sociais.
“A recepção do Atlas foi boa, mas não teve muito alcance de divulgação. Na nossa percepção, ele poderia ir além e alcançar mais pessoas. No momento, ele está limitado aos movimentos sociais do campo e ao conjunto de instituições que compõe o Pensar +1. Mas nossa intenção é chegar mais longe”, explica Gosch.
Na segunda edição da publicação, novos temas foram abordados: Programas Nacional de Crédito Fundiário (PNCF); Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); escolas rurais e escolas famílias agrícolas (EFAs); e a assistência técnica disponível por meio da Emater.
Consulte a segunda edição do Atlas da Agricultura Familiar em Goiás.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/GO
(62) 3269-1760
jornalismo@gna.incra.gov.br
incra.gov.br/go
incragoias.wordpress.com/
twitter.com/GoiasIncra