Notícias
Regularização fundiária
Incra, Interpi e SPU ampliam parceria para regularização fundiária no Piauí
Representantes do Incra, Interpi e SPU discutiram regularização de áreas públicas no Piauí - Foto: Thêmis Ramos
Representantes do Incra participaram de reuniões no Instituto de Terras do Piauí (Interpi), na quinta-feira (13), em Teresina, para tratar dos acordos de cooperação técnica entre as instituições.
De acordo com o superintendente do Incra no Piauí, Ícaro Carvalho, os encontros serviram para ampliar a parceria entre as instituições e dar celeridade às ações de regularização fundiária no estado.
“Na primeira reunião com o Interpi, foi apresentada proposta para expandir os acordos de cooperação técnica existentes, focando nas áreas quilombolas, comunidades tradicionais e assentamentos. Também tratamos do reconhecimento de assentamentos estaduais, com o objetivo de ampliar a atuação da autarquia em destinar políticas públicas da reforma agrária para projetos além dos criados pelo Incra”, explica o gestor.
Em um segundo momento, o encontro contou com a participação da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), responsável pela autorização de ocupação dos imóveis públicos federais e gestão dos terrenos de marinha, das praias marítimas e fluviais.
Foi discutida proposta de acordo entre os três órgãos para agilizar a regularização fundiária nas áreas da União localizadas na capital, Teresina, e no litoral piauiense. “Neste caso, o alinhamento das instituições é para solucionar problemas históricos no nosso estado como, por exemplo, os que ocorrem no município litorâneo de Cajueiro da Praia e no Parque Universitário em Teresina”, disse Carvalho.
Assessoria de Comunicação do Incra no Piauí
Avenida Odilon Araújo, 1296, Piçarra
Teresina (PI) - CEP: 64.017-280
(86) 3142 2663
imprensa.pi@incra.gov.br
www.gov.br/incra/pt-br
instagram.com/incrapiaui
twitter.com/incrapiaui
facebook.com/incrapiaui