Notícias
Meio ambiente
Assentado é autuado pelo Incra por extração irregular de madeira nativa do cerrado
Parceria com a Polícia Militar combate crimes ambientais nos assentamentos de Goiás. Foto: Incra/GO
Em ação conjunta com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Goiás, ocorrida em campo desde 5 de dezembro (terça-feira), fiscais do Incra no estado autuaram, em 7 de dezembro (quinta-feira), um lote do assentamento São Domingos dos Olhos D’água, situado em Morrinhos (GO), por extração irregular de madeira nativa do cerrado.
O caso agora será encaminhado à Polícia Civil e também ao Ministério Público Estadual para a devida investigação. Em âmbito administrativo, será iniciado um processo para análise de possível retomada da parcela da família assentada, já que se trata de reincidência em autuação ambiental.
Esta foi a última ação de fiscalização ambiental do Incra/GO programada para 2023 em áreas de reforma agrária de Goiás. O cronograma de trabalho para 2024 ainda está em discussão entre os parceiros. Além do São Domingos, que tem 86 famílias assentadas, também passaram por operação ambiental, neste ano, os assentamentos Água Fria, com 36 famílias beneficiárias, e Zebulândia, com 144 unidades familiares, ambos no município de Amaralina, na região norte do estado.
Já por fiscalização, foram outros 13 assentamentos: Presente de Deus, em Goianésia (GO); Conceição, José Marti, Julião Ribeiro e Salto para o Futuro, em Niquelândia (GO); Iracema, em Campinorte (GO); Raposa Serra do Sol, em Caçu (GO); Nova Conquista, em Itajá (GO); Nova Flor da Serra, em Cachoeira Alta (GO); São Pedro, em Araguarças (GO); Plínio de Arruda Sampaio, em Amaralina (GO); e Monte Moriá e Novo Horizonte 2, em São Luiz do Norte (GO).
No total, 944 lotes em Goiás receberam fiscalização ou operação ambiental pelo Incra/GO em 2023. O combate ao desmatamento ilegal em áreas de reforma agrária é uma tarefa priorizada pela regional goiana no intuito de garantir sustentabilidade ambiental e justiça social. O instituto trabalha em políticas de fiscalização e conscientização, aliando-se a autoridades parceiras para enfatizar práticas agrícolas sustentáveis e a preservação de ecossistemas nos assentamentos.