Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
crédito: Ascom Incra/AL
O Incra em Alagoas (Incra/AL) iniciou, nestas quinta e sexta-feira (13 e 14 de março), em Maceió a capacitação de servidores da prefeitura de Flexeiras para Sala da Cidadania a ser instalada no município. O novo espaço de atendimento as famílias assentadas e proprietários rurais de Flexeiras tem previsão de inauguração em abril e é fruto de acordo de cooperação técnica firmado entre o Incra e a prefeitura em fevereiro de 2025.
As servidoras municipais de Flexeiras, Michele Lourença de Melo e Antônia dos Santos Silvinho, participam do treinamento conduzido pelo assistente técnico da Divisão de Desenvolvimento Sustentável do Incra/AL Tyronilson Vasconcelos. Além de acompanharem a palestra sobre o papel da Sala da Cidadania e os sistemas utilizados no atendimento, as servidoras estão conhecendo os setores da autarquia em Alagoas.
Vasconcelos destacou que o método utilizado na capacitação propicia uma visão mais ampla de todo o funcionamento das ações e dos serviços ofertados pela Sala da Cidadania. “Elas estão visitando cada setor cujas atribuições resultem em serviços oferecidos pelos sistemas trabalhados nas Salas da Cidadania, e isso ajuda a construir um conhecimento amplo”, avaliou o assistente técnico do Incra/AL.
Na quinta-feira Michele e Antônia foram recebidas no setor de Crédito pela servidora Ana Maria Tenório. Durante esta sexta-feira (14), as visitas continuam nos serviços de Meio Ambiente e Recursos Naturais e de Desenvolvimento. Ana Maria avaliou como positiva a metodologia.
“Essa informalidade usada para conhecer cada setor e acessar os sistemas proporciona mais espaço e mais abertura para interação e exposição de dúvidas, contribuindo para que elas possam levar daqui não só elementos técnicos, mas também conhecimento do espaço virtual onde elas vão trabalhar”, analisou a servidora do Incra/AL.
Amplo atendimento
O município de Flexeiras possui dez assentamentos, com 448 famílias assentadas, numa área de 4,8 mil hectares. No Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), há um total de 106 imóveis rurais cadastrados. A área de atuação da Sala da Cidadania vai ser mais ampla e deve abranger também os municípios de Messias, São Luís do Quitunde e Joaquim Gomes.
Vasconcelos explica que os processos digitais exigem prestação de serviços da maneira mais eficiente possível a um público do meio rural que tem pouca afinidade com a tecnologia. “A celebração desse acordo com Flexeiras e as tratativas com outros municípios são fundamentais para um melhor atendimento aos produtores rurais e aos beneficiários da reforma agrária.”
Veja os serviços ofertados na Sala da Cidadania a ser implantada em Flexeira: