Notícias
Capacitação
Goiás treina técnicos das Unidades Municipais de Cadastramento
Agentes de três municípios do estado recebem informações e atualizações para atendimento ao público. Foto: Incra/GO
De 20 a 22 de fevereiro, servidores da Divisão de Governança Fundiária do Incra em Goiás realizam treinamento para colaboradores que trabalham nas Unidades Municipais de Cadastramento (UMC) instaladas nas cidades de Edeia, Piranhas e Quirinópolis. A capacitação visa aperfeiçoar informações sobre o uso do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), além de esclarecer dúvidas e reforçar conceitos das rotinas de trabalho.
Conforme a gestora local do SNCR, Gisele Fleury, os técnicos, já atuantes nos municípios de origem, trouxeram dúvidas sobre os documentos sob análise por eles no momento. O colaborador da UMC de Piranhas (GO), João Coelho, disse que o treinamento feito pelo Incra é imprescindível para execução das tarefas diárias. Segundo ele, para desenvolver o trabalho é necessário conhecer, pelo menos, o básico sobre documentos cartoriais, legislação e normas da área, além de informática, para poder navegar nos sistemas específicos de cadastro rural.
Os agentes das UMCs desenvolvem ações no SNCR relacionadas ao cadastramento de imóveis rurais e emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). Gisele lembra que este e todos os serviços de atualização cadastral estão disponíveis virtualmente, bem como na rede de atendimento do Incra (superintendências e unidades avançadas) em todo o Brasil. “Entretanto, por estar em vários municípios, a vantagem da UMC é aproximar-se fisicamente do usuário com dificuldade de acesso à internet”, considera a gestora.
Para a servidora do Incra/GO, Roberia Favoreto, também atuando na capacitação, as UMCs são importantes por serem locais seguros para os agricultores familiares e assentados receberem informações, tendo em vista serem idôneos e com parâmetros de integralidade.
O que é UMC
As UMCs funcionam como um acelerador da análise processual a ser feita pelos técnicos do Incra, orientando sobre o preenchimento do formulário e de declarações, dentro da microrregião do seu município.
São implantadas mediante parcerias entre o Incra e as prefeituras interessadas em disponibilizar os serviços gratuitos ao cidadão. Atualmente, Goiás conta com 51 acordos de cooperação técnica vigentes. Destes, 46 UMCs estão ativas e cinco com atendimento suspenso temporariamente.