Notícias
Balanço
Goiás avança com resultados positivos em 2023
A liberação de créditos para habitação ultrapassou a meta inicial em 198%. Foto: Incra/GO
O ano de 2023 foi importante para reorganizar as rotinas de trabalho no Incra em Goiás. A administração da regional priorizou reconstruir canais de comunicação com os diversos públicos atendidos pela autarquia, retomar várias políticas de reforma agrária e aplicar recursos escassos de forma racional para suprir o máximo de demandas possíveis.
Para o superintendente do Incra/GO, Elias D’Angelo, o saldo de 2023 foi bastante positivo. “Fechamos o ano com um novo assentamento criado em Pires do Rio (GO) e a grata surpresa de conseguir a publicação de uma nova portaria de reconhecimento de território quilombola para a comunidade Buracão, em Mineiros (GO). Valeu a pena!”, ressaltou.
No total, no ano passado, 720 novas famílias foram incorporadas à reforma agrária em Goiás.
Também foram concluídos 1.129 laudos de supervisão ocupacional. Este número ultrapassou a meta original de 700 documentos em 161%.
Com relação à aplicação do Crédito Instalação, política retomada em 2023, foram pagos 104 contratos na modalidade Habitação, sendo que o percentual de execução foi de 192%, praticamente dobrando quando comparado com a meta primária, de 54. Ainda foram pagos 239 créditos nas modalidades Apoio Inicial, Fomento e Fomento Mulher.
O Incra/GO investiu R$ 7,9 milhões ao longo do ano em 14 municípios goianos por meio de convênios. Os recursos, oriundos de emendas parlamentares, visam aprimorar a infraestrutura rural com estradas, pontes e bueiros para facilitar o escoamento da produção e o acesso aos mercados e ajudar na assistência técnica, aumentando a eficiência produtiva das famílias assentadas.
A entrega de Títulos de Domínio (TD), o esperado título definitivo, não parou. Foram concedidos 661 TDs durante o ano. A meta era de 180, então a regional goiana executou 367% a mais. Também foram emitidos 622 Contratos de Concessão de Uso (CCU).
Outra novidade bem integrada às atividades do Incra/GO foi a inserção de 1.324 parcelas no sistema LoteCar, que individualiza o Cadastro Ambiental Rural (CAR) por parcelas, não mais por assentamentos. A meta era de mil unidades.
Por fim, na seara da governança fundiária, foram realizadas 224 certificações de imóveis rurais e 52 cadastros na rede nacional de cadastro rural e cidadania.