Notícias
Benefícios
Georreferenciamento e liberação de créditos chegam a famílias de Cruzeiro do Sul (AC)
O Incra no Acre avançou na regularização fundiária do assentamento Recanto, no município de Cruzeiro do Sul (AC), com o georreferenciamento da área. A iniciativa vai beneficiar, de forma direta, aproximadamente 100 famílias, permitindo a titulação definitiva dos lotes e garantindo segurança jurídica aos assentados.
Localizada no extremo Oeste do estado e do país, nas proximidades da fronteira com o Peru e distante cerca de 630 quilômetros da capital, Rio Branco, a área de reforma agrária Recanto teve as atividades iniciadas a partir de reunião com os assentados, realizada em 25 de fevereiro (terça-feira). O encontro marcou, efetivamente, o começo do processo de georreferenciamento da área, viabilizado por meio de parceria do Incra com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
“Este é um dia histórico para o assentamento Recanto. Estamos atendendo demandas fundamentais da comunidade. É um reflexo da reestruturação do Incra e do compromisso do governo do presidente Lula com a reforma agrária e a agricultura familiar”, afirmou o superintendente regional do Incra no Acre, Márcio Alecio. A reunião contou com outros integrantes da autarquia e representantes da Câmara de Vereadores, da Prefeitura de Cruzeiro do Sul e da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri).
O georreferenciamento é um passo essencial para a regularização fundiária, pois possibilita a individualização das parcelas e a emissão dos Títulos de Domínio. Além do Recanto, o Incra está atuando em todo o Estado do Acre para georreferenciar cerca de 50 assentamentos, beneficiando mais de cinco mil famílias que aguardam a regularização de suas terras.
Outros benefícios
Na ocasião, o instituto também anunciou o pagamento do Crédito Instalação, na modalidade Apoio Inicial, para 27 famílias da área. O investimento faz parte do montante de R$ 1,8 milhão liberado em 24 de fevereiro (segunda-feira), destinado ao atendimento de 222 famílias em todo o estado. O recurso é fundamental para garantir melhores condições de vida e incentivar o desenvolvimento produtivo nos assentamentos.
A agricultora beneficiária, Maria Josimar, comemorou a chegada do crédito. “Já tenho várias plantações, como cupuaçu, abacate, mandioca e um pouco de café. Com esse recurso, vou investir para aumentar e melhorar minha produção. Meu objetivo é garantir uma vida mais confortável e, no futuro, expandir ainda mais meus plantios, focando especialmente no cultivo de café e cacau”, afirmou.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404