Notícias
Titulação
Famílias de quatro assentamentos potiguares recebem títulos definitivos
A agricultora Maria José Joventino da Silva esperava há 17 anos pelo documento. Foto: Incra/RN
Nesta quinta-feira (15), 254 famílias do município de Pureza (RN), a 67 quilômetros da capital potiguar, Natal, receberam os Títulos de Domínio das terras onde vivem. Foram entregues 39 documentos definitivos no assentamento Bernardo Marim, 37 no Canafístula, 45 no Paulo Freire III e mais 133 no Quilombo dos Palmares.
Emocionada, a agricultora Maria José Joventino da Silva (Dona Linda), residente na área de reforma agrária Paulo Freire III, falou do sentimento de ter seu título em mãos: “Foram 17 anos esperando por este documento, desde as barracas de acampamento. A partir de agora, posso ir ao banco, fazer um empréstimo para aumentar minha produção de doces e dar continuidade ao meu trabalho”, afirmou.
Segundo a beneficiária, há uma quantidade grande de frutas na região para utilizar na fabricação dos alimentos. “Tenho muita fruta no quintal, tudo orgânico. Temos também opção diet, esses doces não levam açúcar e também tem a opção sem adoçante”, explicou a doceira sobre sua produção.
Também morador do assentamento Paulo Freire III, João Maria Alves expressou sua alegria em receber o documento. “Hoje posso dizer que sou proprietário desta terra e posso acessar alguns créditos junto às instituições financeiras. Isso significa muito para nós que somos agricultores”, comentou o assentado, acrescentando que, em sua área, trabalha com cajucultura, plantação de coqueiro irrigado e extrativismo.
A concessão do Título de Domínio é uma das etapas mais esperadas pelos agricultores do Rio Grande do Norte. O documento traz autonomia financeira e incentiva a econômica local, além de realizar o sonho do assentado de ser o dono do seu lote.