Notícias
Titulação
Famílias de Londrina (PR) são atendidas com 150 títulos definitivos
Iracema dos Santos recebe o documento ao lado do marido. Foto: Incra/PR
O Incra realizou, na manhã desta sexta-feira (5), trabalhos de regularização fundiária, com emissão de 150 títulos definitivos a beneficiários da reforma agrária nos assentamentos Eli Vive I e II, no município de Londrina, no Paraná.
Situados no distrito de Lerroville, o Eli Vive I possui 393 famílias de agricultores e o Eli Vive II conta com mais 115 unidades familiares. A entrega dos documentos ocorreu no ginásio do Colégio Estadual Maria Helena Davatz.
Para a assentada Elisangela Mertg, moradora do Eli Vive II, o título de propriedade do lote dá esperança de um futuro melhor e com mais segurança para a família. Ela vive com o companheiro, o filho de 19 anos e a neta de nove meses. Na área, fazem o plantio de uma variação de milho utilizada para doces, como pamonha e curau. "O cereal que plantamos é mais doce que o convencional. Cada roçada chega a render até R$ 50 mil, duas vezes por ano. Aqui é uma terra muito boa e agora podemos dizer que a propriedade é nossa", destaca.
A agricultora Iracema Mathias dos Santos cria animais de pequeno porte (porcos e galinhas) e também trabalha no cultivo de milho. Viveu muitos anos em acampamentos e, após receber o lote, pôde construir uma casa de alvenaria, onde vive com o marido e um filho. "Estou no lugar que pedi a Deus, e pude continuar fazendo aqui o que mais gosto: trabalhar na roça", disse a assentada, também atendida com o título definitivo.
De 8 a 12 de agosto, o Incra realizará atendimentos para emissão de mais títulos no estado, a partir da regularização cadastral dos assentados.