Notícias
Crédito Instalação
Família cearense aplica Fomento Mulher na apicultura para diversificar produção
A apicultura é uma atividade importante para a agricultura familiar, tornando-se uma opção para diversificar as fontes de rendimento nos assentamentos. O desenvolvimento de forma conciliada com a criação de outros animais e culturas agrícolas também tem atraído produtores para a atividade apícola.
Por essas razões, a assentada, Marcirene Nunes da Silva, resolveu investir os R$ 8 mil do Crédito Instalação, na modalidade Fomento Mulher, recebido em maio deste ano, na criação de abelhas para produção de mel. Ela reside na área de reforma agrária São Joaquim, que abrange três municípios cearenses: Madalena, Quixeramobim e Boa Viagem.
O assentamento possui capacidade para 490 famílias beneficiárias e ocupa 23 mil hectares. O Incra no Ceará já aplicou R$ 622 mil em Fomento Mulher no local, entre os anos de 2019 e 2024, beneficiando 95 assentadas.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Divisão de Desenvolvimento Sustentável do Incra/CE, Eunildo Bernardo da Silva, os projetos foram voltados para atividades de criação de galinha caipira (15 famílias); bovinocultura de leite (14 famílias); suinocultura (11 famílias); ovinocultura (quatro famílias) e apicultura (duas famílias). “Ainda temos outros projetos para liberação no São Joaquim, que se encontram em análise, e foram elaborados pela Equipe de Articulação Territorial (EAT) e por meio do TED firmado entre o Incra e a Universidade Federal do Maranhão (Ufma)”, explicou.
Começo
Marcirene e o esposo, Mauro Eugênio, viveram em áreas de reforma agrária desde a infância. O casal cresceu em assentamentos diferentes e, ao casar, estabeleceram-se no São Joaquim, em 2012. A família se dedica à criação de gado em pequena escala (atualmente com 15 animais), de galinhas e de patos, além da agricultura de subsistência, com plantios como feijão e milho.
Quando soube que receberia o Fomento Mulher, a assentada logo pensou na apicultura. “Não poderíamos investir em gado por conta da limitação do nosso espaço e das questões do clima, como a seca, pois temos muita dificuldade em conseguir o suporte forrageiro para os animais”, explicou. Ela ressaltou que aproveitar o mesmo terreno sem comprometer outras atividades, e ainda aumentar a renda diversificando a produção, foram as principais razões da opção pela apicultura.
Investimento
O projeto contempla 15 caixas de abelhas, cada uma equipada com dois núcleos (melgueiras), além de acessórios essenciais, como macacões, botas, baldes, desoperculadora elétrica e fumigadores. Essa estrutura inicial permite que a atividade seja desenvolvida de forma eficiente, aproveitando ao máximo o espaço disponível no lote.
Segundo Marcirene, o crédito foi essencial pra o início da atividade. “Os custos são altos e a gente não teria condições financeiras suficientes pra começar sem esse incentivo”, avaliou.
A família beneficiada pelo financiamento oferecido pelo Incra/CE planeja realizar duas colheitas em 2025. A primeira está prevista para o final de março, durante a florada do marmeleiro (planta nativa da caatinga, que flora no início da quadra chuvosa), enquanto a segunda deverá ocorrer no final do inverno, com a florada rasteira (ramas e outras plantas nativas). A estimativa é de que ambas as colheitas rendam entre 300 e 400 quilos de mel, consolidando a apicultura como uma importante fonte de renda para a família.
De acordo com a beneficiária, existem 19 produtores de mel no assentamento, entre assentados e filhos de assentados, o que gerou uma colheita em torno de duas toneladas do produto em 2024.
Além da produção, a comercialização do mel também já está planejada. Parte é destinada ao mercado local, enquanto o restante será vendido para uma empresa que centraliza a colheita de diversos produtores da região. Essa diversificação ajuda a garantir maior estabilidade na comercialização.
Fomento Mulher
O Decreto nº 11.586/2023 regulamenta a concessão do Crédito Instalação aos beneficiários da reforma agrária. A modalidade Fomento Mulher visa fortalecer a inclusão produtiva sob a responsabilidade da mulher, promovendo a segurança alimentar e nutricional e a organização produtiva das assentadas.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra no Ceará
imprensa.ce@incra.gov.br
(85) 3299-1307