Notícias
Turismo rural
Família assentada inaugura área de camping em Mineiros (GO)
O redário do assentamento, com vista para a natureza, é uma das atrações do local. Fotos: Arquivo Pessoal
A família Almeida, do assentamento Formiguinha, no município de Mineiros, em Goiás, inaugura, oficialmente, nessa sexta-feira (11), a área de camping instalada dentro do sítio Ebenézer. O casal Selmison e Zenaide e as filhas Priscila e Sabrina Almeida são precursores no turismo nas áreas de reforma agrária no estado.
Segundo a administradora do espaço, Priscila, tudo foi feito para receber com mais conforto os adeptos do turismo rural e de aventura. Construíram mais um banheiro e outro barracão coberto, onde as estruturas de acampamento podem ser armadas. Eles investiram na compra de mesa, cadeiras, geladeira e na instalação de uma pia no local. Para os momentos de contemplação e relaxamento, tem a trilha para o mirante, redário, balanço e área para fogueira.
O camping da família Almeida existe desde fevereiro de 2021 e tem capacidade para receber até 50 pessoas por vez. Ao longo de 2022 já foram recepcionadas, em média, 300 visitantes. Nos últimos dois meses, o espaço esteve fechado para reforma e ampliação.
Na região, o turista pode explorar trilhas e cavernas, banhar-se em águas cristalinas de cachoeiras e piscinas naturais e observar animais silvestres e a vegetação local preservada. Além de aproveitar a natureza, quem vai até o assentamento encontra, à disposição, variedade gastronômica e em produtos orgânicos para comer no local ou levar para casa. Nos arredores do camping tem alambique, fábricas de açúcar mascavo, queijos, doces, geleias, quitandas, polvilho, farinha, e também granjas de ovos e galinha caipira.
Localização
O município de Mineiros está localizado no sudoeste de Goiás, próximo ao Parque Nacional das Emas, a uma distância aproximada de 400 quilômetros da capital, Goiânia. Possui uma das maiores altitudes do estado, variando de 700 a 1,1 mil metros.
O assentamento Formiguinha fica a 70 quilômetros de Mineiros, na região conhecida como Pinga Fogo. Esta localidade se situa em meio a diversas formações rochosas derivadas da Serra dos Caiapós. É cortada pelos rios Formiguinha, Ribeirão Grande e Matrinchã. A região é berço de inúmeras nascentes de água, inclusive subterrâneas, como o Aquífero Guarani.