Notícias
Família assentada conquista mercado em São Luiz Gonzaga (RS)
Trabalho da família Rodrigues ganha espaço no mercado local e regional. - Foto: Arquivo pessoal
Placas com os dizeres “Sabor da Terra” anunciam alimentos cultivados pela família Rodrigues em pelo menos 12 pontos de vendas em São Luiz Gonzaga, município do Noroeste do Rio Grande do Sul. A marca foi criada há três anos por Gelsi e José Moacir (pais), junto com José Juliano e Seonara (filho e nora), contemplados em 2007 com lotes contíguos no assentamento 28 de Maio. O rótulo foi uma das inovações na trajetória dos dois núcleos familiares que conquistaram o mercado local, estão ampliando o raio de atuação e inauguraram um viveiro de mudas este ano.
No total, os casais possuem 22 hectares com parte dedicada a cinco estufas de hortaliças, onde existem canteiros suspensos. A estrutura é irrigada por açude e encanamentos estendidos além da área coberta a fim de garantir colheita em diferentes condições climáticas.
A horta abriga as variedades mais procuradas pelos consumidores, como alface, rúcula, tempero verde, brócolis, couve-flor, pepino, feijão em vagem, repolho e a última novidade: o morango. O restante das terras é reservado para pousio (descanso) e para pastagem destinada a alimentar média de 12 vacas em lactação.
Os alimentos são limpos e embalados pela família ainda dentro dos lotes, com ajuda de um funcionário. Depois recebem rótulo e seguem para mercados do município, programas governamentais, compradores particulares ou atacadistas. Além disso, são ofertados em um quiosque mantido pela família às margens da rodovia RS-168.
“A nossa estratégia é o planejamento”, considera José Juliano. Entradas, saídas e rentabilidade são registradas pela esposa de maneira que as escolhas produtivas estejam sempre embasadas por números. Setembro por exemplo, coincide com início dos plantios de verão, em especial melão e melancia, que no ano passado geraram promissores 30 e 6 mil frutos respectivamente.
Outro ponto forte dos Rodrigues é a constância nas entregas que renderam ao filho o apelido de “Alemão das Verduras”. “Em anos de horta profissionalizada, faltei menos de uma semana por motivo de doença”, conta o agricultor.
O desempenho da família é reconhecido no município. “Os produtos são de boa qualidade. Eles trabalham com técnicas avançadas e viraram referência em olericultura”, avalia o técnico da Emater/RS- Ascar, Edson Backes.
Ampliação
A trajetória consolidada no ramo de hortaliças propiciou mais uma atividade para o grupo. Com dificuldades para conseguir mudas, os Rodrigues implantaram um viveiro em abril de 2021.
As espécies de hortaliças e flores com maior liquidez - alface, repolho, amor-perfeito, boca de leão, entre outras – estão disponíveis para pronta entrega nos canais de comunicação da família e em agropecuárias da cidade. Porém, é possível adquirir variedades incomuns mediante encomenda prévia.
O agricultor que conquistou um lote aos 16 anos credita os avanços da própria família ao trabalho ancorado em um sistema produtivo variado. “Não ficamos nem um período do ano sem produtos para entregar”, relata. Ao mesmo tempo, procura transformar o campo em um local atrativo para o filho João Vitor e o irmão, Engles.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309/ 3311
imprensa.rs@incra.gov.br
gov.br/incra/pt-br/composicao/superintendencias-regionais/rio-grande-do-sul
facebook.com/IncraRS