Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
Pronera
Estão abertas, até 30 de março de 2025, as inscrições para a Especialização em Educação e Infância nos Movimentos Sociais do Campo, oferecida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Incra, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
São ofertadas 60 vagas, com reserva de 12 vagas para ações afirmativas para pessoas negras, pardas ou indígenas e seis vagas para pessoas com deficiência e para aquelas pertencentes a outras categorias de vulnerabilidade social.
Podem se candidatar graduados em nível superior de qualquer área que façam parte do público-alvo do Pronera: beneficiários das áreas de reforma agrária criadas ou reconhecidas pelo Incra; professores e educadores que atuem junto às famílias beneficiárias ou em movimentos sociais do campo; profissionais graduados pelo programas; técnicos de assistência técnica e extensão rural e servidores públicos efetivos e em exercício no Incra.
“Nossa intenção é atender a uma demanda histórica dos movimentos sociais, permitindo a qualificação do público que atua com as crianças em acampamentos e assentamentos. Assim, avançamos na compreensão de que a infância transcende a educação escolar e de que as crianças precisam ser consideradas como sujeitos de direitos e, como tal, têm o direito de ter pessoas com formação para desenvolver este trabalho educacional”, explica o coordenador geral do curso, o professor Mauro Titton.
Alternância
O curso de pós-graduação será oferecido ao longo de 24 meses na modalidade da Pedagogia da Alternância, com cinco módulos destinados ao Tempo Escola e cinco módulos desenvolvidos nas comunidades de origem durante o Tempo Comunidade.
As aulas serão ministradas no campus da UFSC, em Florianópolis; na Escola Estadual 25 de Maio, no assentamento Vitória da Conquista, em Fraiburgo (SC); e na Escola Latino-americana de Agroecologia, em Lapa (PR). “Além de professores da UFSC, o corpo docente conta com profissionais de outras instituições públicas reconhecidas nacionalmente e com atuação internacional”, destaca Titton.
Para a inscrição, é preciso enviar documentos pessoais; diploma de graduação; currículo cadastrado na Plataforma Lattes; carta de intenção de pesquisa; e declaração de beneficiário do Incra, de atuação em instituição de ensino ou movimento social por meio do Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação.
Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail: pronerainfancia@contato.ufsc.br
Acesse o edital completo da especialização
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra em Santa Catarina
imprensa.sc@incra.gov.br
(48) 3733-3557 (whatsapp)