Notícias
Empreendimento sustentável é desenvolvido em assentamento no Sertão de Pernambuco
Deângeles está investindo em reforma para iniciar projeto de criação de galinhas poedeiras - Foto: Incra/PE
O assentado Deângeles da Silva Costa - beneficiário do Projeto de Assentamento Nossa Senhora da Conceição, localizado no município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão pernambucano -, está contribuindo com economia local com sua avícola orgânica. Filho de assentados, Deângeles ajuda os pais na produção de banana e goiaba em 3,5 hectares de área irrigada no assentamento, onde também vive e trabalha, mas tem seu próprio empreendimento.
Sua jornada empreendedora começou com um pequeno abatedouro destinado a atender o comércio do próprio assentamento e áreas próximas. Com o aumento da demanda, ele decidiu expandir o negócio, inaugurando um açougue na área urbana de Santa Maria da Boa Vista. Atualmente, o açougue emprega cinco funcionários, enquanto o abatedouro no assentamento conta com três, totalizando oito colaboradores.
Com uma produção de aproximadamente 800 galinhas de abate em rotatividade, Deângeles garante a qualidade e o frescor dos produtos oferecidos em seu açougue. Para atender à demanda crescente, ele adquire outros animais dentro do assentamento, mantendo o padrão de produção orgânica. Toda a criação é realizada sem o uso de hormônios ou aditivos químicos - e mesmo os animais comprados de fora da produção são escolhidos por serem naturais.
Além disso, Deângeles está investindo em uma reforma para ampliar sua área de produção e iniciar um novo projeto: a criação de galinhas de postura / poedeiras para comercialização de ovos caipiras. “Há uma busca crescente no açougue. Então resolvi investir em mais um negócio, pra atender essa demanda”, explica.
A dedicação e o trabalho de Deângeles com o alimento saudável refletem o compromisso da reforma agrária e agricultura familiar, com a saúde dos consumidores e o desenvolvimento sustentável. E ao impulsionar a economia do município desfaz a crença de que produção orgânica é onerosa e não gera lucro.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PE
imprensa.pe@incra.gov.br