Notícias
Reforma Agrária
Dois imóveis são transformados em assentamentos na Bahia
Conjunto Dois Riachões, em Ibirapitanga, é uma das áreas de reforma agrária criadas. Foto: Ascom Incra/BA
Portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU) no dia 11 de fevereiro vão melhorar as vidas de 81 famílias de trabalhadores rurais na Bahia. Os normativos destinaram dois imóveis à implantação de assentamentos nos municípios de Pedro Alexandre e Ibirapitanga. São 1.473 hectares no total.
Uma das áreas é a fazenda ‘Campo Alegre, Lagoa da Bezerra e Princesa da Serra’, que, na portaria, foi chamada de Projeto de Assentamento Campo Alegre I. Tem 38 lotes distribuídos em 1.066 hectares. Está localizada em Pedro Alexandre, no território de identidade do Semiárido Nordeste II.
O outro assentamento, com 407 hectares, será o Conjunto Dois Riachões, no município de Ibirapitanga, no território de identidade do Baixo Sul. Lá poderão morar 43 famílias.
Aptidão
Campo Alegre I possui quatro casas, dois currais e um aprisco (cercado para cabras e ovelhas). O local é adequado ao desenvolvimento da pecuária e da caprinovinocultura.
Já o Conjunto Dois Riachões é voltado à cultura cacaueira. Os laudos feitos indicam a existência de uma vegetação remanescente de floresta primária, áreas manejadas de cacau e outras de pastos e capoeiras. As benfeitorias estão em bom estado e há capacidade de expansão de plantações de cacau e frutas.
Próximos passos
Com as portarias publicadas, o Incra na Bahia pode selecionar e homologar as famílias, conforme a Instrução Normativa nº 98/2019. Para isso, será divulgado um edital específico. A expectativa é a de que até o fim deste semestre o processo esteja concluído.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA
(71) 3505-5308
imprensa@sdr.incra.gov.br
incra.gov.br/ba
facebook.com/incra.ba