Notícias
Reforma agrária
Dois assentamentos são criados em Mato Grosso
O Incra anunciou a criação de dois assentamentos em Mato Grosso: Rio Café, localizado em Primavera do Leste, e Monte Alegre Salobra, no município de Cáceres. O ato foi oficializado por meio das Portarias nºs 1.019 e 1.021/2025, publicadas no Diário Oficial da União de 11 de março (terça-feira).
Com 514 hectares, o projeto Rio Café visa assentar 30 famílias de trabalhadores rurais. O assentamento foi viabilizado a partir da destinação de imóvel rural incidente em área remanescente da Gleba Pública Federal BR-070.
Já o Monte Alegre Salobra destina-se a atender 40 famílias. Possui 1,2 mil hectares e insere-se em área remanescente da Gleba Pública Federal Salobra Devoluto VIII.
Com a publicação das portarias, a regional do Incra em Mato Grosso está autorizada a iniciar o processo seletivo para inclusão dos novos beneficiários no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Servidores da autarquia já fizeram um cadastro das famílias que se encontram na área.
De acordo com o superintendente regional do Incra/MT, Joel Machado de Azevedo, trata-se de uma luta muito antiga de famílias que estavam acampadas nessas regiões. “A partir da liberação do orçamento, iniciaremos o processo de seleção e, posteriormente, a elaboração do plano de ocupação”, complementa.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra em Mato Grosso