Notícias
Posse de gestor
Diretoria de Governança Fundiária tem nova gestora
A servidora Eleusa Maria Gutemberg assumiu a Diretoria de Governança Fundiária. - Foto: Incra
Estar à frente de uma das áreas de maior visibilidade do Incra atualmente. Esse foi o compromisso aceito, nesta semana, por Eleusa Maria Gutemberg, ao assumir a Diretoria de Governança Fundiária do instituto.
Servidora de carreira da autarquia desde 2006, até então era a superintendente do Incra no Tocantins. No estado, Eleusa, que é pós-graduada em Direto Público, acumulou experiência relacionada às atividades conduzidas pela diretoria. Atuou por exemplo, como chefe da Divisão de Governança Fundiária e membro do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Tocantins.
Ela toma posse no cargo em um momento no qual o governo federal definiu, entre as prioridades, a titulação de imóveis rurais. “O Incra está passando por grandes transformações e nosso desafio é dar continuidade e avançar”, afirma.
O trabalho envolve várias frentes. Fazem parte da estrutura da diretoria quatro coordenações-gerais: a de Regularização Fundiária, de Cadastro Rural, de Cartografia, além da responsável pela Regularização de Territórios Quilombolas.
“É um grande desafio, é a malha fundiária do território nacional”, diz, citando a necessidade de gestão de áreas públicas e terras particulares.
Eleusa substituiu Humberto César Mota Maciel, que se tornou superintendente do Incra em Mato Grosso do Sul.