Notícias
Educação
Curso de Agronomia pelo Pronera terá quarta turma no Rio Grande do Sul
Atividades de pesquisa e extensão fazem parte da formação educacional. Foto: Incra/RS
O Bacharelado em Agronomia viabilizado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) terá mais uma edição no Rio Grande do Sul. O Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre o Incra e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim – com participação do Instituto Educar, de Pontão (RS) – foi assinado em 9 de dezembro (quinta-feira), permitindo o início dos preparativos para a quarta turma do curso.
Conforme o plano de trabalho, serão abertas 40 vagas para jovens e adultos moradores de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra, quilombolas, trabalhadores acampados cadastrados na autarquia, além de beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
O investimento de R$ 1,2 milhão ocorrerá em quatro remessas anuais com prazo até julho de 2024. O crédito orçamentário referente à primeira parcela, de R$ 380 mil, foi repassado pelo Incra à universidade em 10 de dezembro (sexta-feira).
O recurso permitirá ampliar o número de atendidos pelo curso, inaugurado em 2014. Desde então, a iniciativa proporcionou o ingresso de 97 profissionais no mercado de trabalho, com formaturas ocorridas em 2018 e 2020. Outros 50 graduandos estão em formação.
A proposta de dar continuidade ao projeto baseia-se na demanda percebida junto ao público rural. Com estatísticas oficiais apontando para apenas 5,5% do segmento tendo chegado ao ensino superior, a pedagogia da alternância adotada pelo Pronera é uma maneira de atender a esta população sem que tenham a necessidade de abandonarem suas atividades agrícolas.
Formação especializada
O curso objetiva formar profissionais aptos a contribuir na implementação de matrizes produtivas sustentáveis. A programação pedagógica do Bacharelado em Agronomia é composta por 4.560 horas dispostas em dez semestres. Além das aulas teóricas e práticas, os educandos realizam atividades de campo, oficinas, ações culturais, pesquisas e leituras.
Já os estágios, projetos de extensão e vivências em assentamentos da região Norte gaúcha visam prepará-los para identificar as necessidades e dialogar com os agricultores junto aos quais desenvolverão seus trabalhos após a formatura.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309/ 3311
imprensa.rs@incra.gov.br
gov.br/incra/pt-br/composicao/superintendencias-regionais/rio-grande-do-sul
facebook.com/IncraRS