Notícias
Regularização
Assentamentos potiguares recebem serviço de georreferenciamento
Técnicos visitaram três áreas em Mossoró, São Pedro e Boca do Campo. Foto: Incra/RN
Em julho e agosto, servidores do Incra no Rio Grande do Norte estiveram em três áreas de reforma agrária de três municípios potiguares realizando serviços de georreferenciamento. Juntos, os assentamentos Mulunguzinho, em Mossoró; São Pedro, em Pedra Preta; e Boca do Campo, em Pedra Grande, correspondem a uma área de 11,7 mil hectares com capacidade para 317 famílias.
A topografia é utilizada na execução do parcelamento de assentamentos rurais, determinando-se a localização e a área ocupada por todos os componentes do projeto, como os lotes individuais, as estradas, as agrovilas, as áreas coletivas e comunitárias, além das áreas com restrição, como a reserva legal prevista no código florestal.
Segundo o engenheiro agrônomo do Incra/RN, Ivanildo Formiga, é importante destacar a participação das famílias durante a demarcação da área. “Sem os assentados, o Serviço de Cartografia da superintendência não funcionaria. As famílias têm correspondido às expectativas no tocante ao apoio de campo, resultando em celeridade para a conclusão do serviço”, afirmou.
A partir do levantamento topográfico e posterior certificação da área, as famílias poderão ter acesso aos seus Títulos de Domínio (TD), de caráter definitivo.