Notícias
Assentamento em Silvânia (GO) abre para visitas em plantação de uvas
Crédito foto:: Acervo pessoal Sandra Pereira de Faria
Você já viu de perto uma videira ou uma plantação de uvas? Então, se tem curiosidade em conhecer ou se quer matar a saudade de passear entre as parreiras, programe-se! Os produtores de uva Sandra Pereira de Faria e Edvar Marçal de Jesus vão abrir seus campos para visitação a partir de dezembro, quando inicia o período de colheita da fruta.
A produção do casal está no assentamento São Sebastião, localizado em Silvânia, município na região sudeste do estado, há 85 quilômetros de Goiânia.
Sandra explicou que o visitante que for ao sítio LP, parcela 17 do assentamento São Sebastião, vai poder passear entre as videiras e cortar cachos de uva para consumir e levar para casa. A iniciativa de abrir o parreiral para visitação nasceu da curiosidade das pessoas. Segundo Sandra, antes da colheita, o assentamento vira um “formigueiro”. “Muita gente vem para conhecer porque a lavoura é bonita, um sonho mesmo”, conta.
Plantação
No sítio LP estão plantados dois hectares de uvas das espécies niágara, isabel e vitória (sem sementes). Sandra estima que até janeiro deve colher quatro toneladas da fruta. Quase toda a produção é destinada aos programas governamentais de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O que não é vendido para o PAA e PNAE vai para feira municipal aos domingos.
Somados, os dois contratos garantiram aos produtores Sandra e Edvar R$ 60 mil. Além da uva, Sandra produz e entrega para os programas governamentais limão, banana-maçã, abóbora e maxixe. Pelo PNAE, produção da Sandra foi destinada para seis escolas e seis creches de Silvânia. A partir de dezembro, pelo PAA, será entregue ao abrigo de idosos e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município.
Assessoria de Comunicação do Incra em Goiás
(62) 3269 1760
@incragoias
incragoias.wordpress.com