Notícias
Assembleia Legislativa do Ceará celebra 53 anos do Incra
Os 53 anos de criação do Incra foram celebrados em uma sessão solene, no parlamento cearense, em Fortaleza. A solenidade ocorreu, dia 10 de julho, e contou ainda com a abertura da exposição Incra 53 Anos.
O instituto foi representado por servidores ativos e aposentados, pelo presidente César Fernando Schiavon Aldrighi, o superintendente no estado, Erivando Santos, e seu substituto, Marcos Cândido.
“A Assembleia Legislativa faz uma homenagem justa ao Incra, que tem cumprido uma missão importante para a sociedade brasileira”, ressaltou Erivando Santos. “Nós vamos ficar toda a semana aqui no Legislativo cearense com uma exposição mostrando as ações do Incra e a produção dos assentamentos”, concluiu.
Destaques
O presidente da autarquia, César Aldrighi, destacou avanços do instituto, no momento em que faz 53 anos, como a abertura de concurso público, em breve, para preenchimento de 742 vagas. Citou também as decisões de retomar a obtenção de terras e a criação de novos assentamentos, a serem anunciadas pelo governo federal.
O presidente falou ainda de parcerias exitosas que o Incra desenvolveu no Ceará com universidades e o instituto estadual de terras, para o desenvolvimento de ações educacionais no campo e na regularização fundiária.
O trabalho realizado pelos servidores do Incra no Ceará, nesses 53 anos, também foi ressaltado por ele. “Aqui no estado são 457 assentamentos, mais de 20 mil famílias assentadas e, dos 184 municípios, vocês possuem assentamentos em 99”, observou.
O deputado estadual Missias Dias, primeiro assentado da reforma agrária no estado eleito para a Assembleia Legislativa, falou da importância do Incra na criação dos assentamentos e o papel desempenhado pelos servidores para a reforma agrária: “Vocês não sabem o que é a alegria das pessoas que estavam acampadas, aguardando a posse da terra, quando iam receber o carro do Incra para uma imissão na posse”.
O deputado estadual De Assis Diniz destacou o acesso à terra e as políticas de incentivo à produção como instrumentos centrais de desenvolvimento social no meio rural. “Nós precisamos dar condições para que o assentado possa empreender e tenha condições de agregar valor”, disse, citando o empreendimento Terra Conquistada, no assentamento Nova Canaã. Lá, uma agroindústria de beneficiamento do leite gera produtos lácteos a partir de matéria-prima de outras áreas de reforma agrária em Quixeramobim, no sertão cearense.
Outras homenagens
Na sessão solene, personalidades que contribuíram para a história do Incra e da Reforma Agrária no estado e no país receberam placas comemorativas. Dentre elas, o servidor do instituto, José Lino dos Anjos, a aposentada, Maria Elisomar Maia, além do atual presidente e de dirigentes da autarquia no Ceará.
O assentamento Lagoa do Mineiro, localizado em Itarema (CE), e o Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária, desenvolvido pelo Incra/CE, também foram homenageados, assim como outros movimentos e personalidades.
Exposição
A exposição Incra 53 anos permanece, até sexta-feira (14), no hall de acesso à Assembleia Legislativa do Ceará, localizada na Avenida Desembargador Moreira, 2807, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. São expostos 12 painéis com textos e imagens sobre a história do Incra e ações desenvolvidas no Ceará. A mostra é gratuita e aberta ao público.
Assessoria de Comunicação do Incra no Ceará
Facebook: /incraceara
Twitter: @incraceara
imprensa.ce@incra.gov.br
(85) 3299-1307