Notícias
area cedida para assentados
Área em assentamento do RS é cedida para padaria
Produção de assentadas compõe merenda de escolas em três municípios. Foto: Veridiana Nunes/Padaria Sino
Com uma produção capaz de atender 32 escolas em três municípios, a Padaria Sino funciona em área comunitária de 1,5 mil metros quadrados do Assentamento Sino, em Nova Santa Rita (RS). No encerramento do mês de novembro, o Incra/RS formalizou contrato com a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados do Sino Ltda – Mãos na Massa para concessão de uso do terreno, garantindo a manutenção da agroindústria no local por mais dez anos, prazo que pode ser renovado.
O empreendimento é iniciativa de um grupo de cinco assentadas, que se interessaram pela panificação em 2005, realizaram capacitações e conseguiram erguer a agroindústria em 2014, com recursos próprios e do Programa de Sustentabilidade dos Assentamentos da Reforma Agrária no Estado, via Fundo de Terras do Estado do Rio Grande do Sul (Funterra).
“Mudou a renda de casa”, assegura Noeli Salete da Costa, presidente da cooperativa. O trabalho na padaria começou a atender o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em 2016, garantindo a comercialização.
Retomada
Como a maior parte da produção é voltada à merenda escolar, a pandemia de covid-19 afetou as entregas. “Em julho deste ano começamos a voltar”, conta Noeli. As merendas reduziram com as escolas fechadas, mas em Nova Santa Rita, parte da produção resultou em kits distribuídos às famílias dos alunos.
Pão massinha, integral, de cenoura, bolinho inglês e cucas são os principais produtos, entregues a todas as escolas municipais de Nova Santa Rita e do município vizinho Capela de Santana, além de outras cinco escolas estaduais – sendo três em Canoas. Uma feira semanal neste município também conta com os produtos, embora as agricultoras estejam avaliando a participação com a retomada das entregas para as escolas.
A Padaria já está se preparando para as chamadas públicas pelo PNAE do próximo ano. “Queremos expandir para mais municípios na região, atender mais escolas estaduais e envolver mais famílias assentadas”, anuncia Noeli. Além das cinco atuando na produção, a equipe conta hoje com mais uma mulher responsável pelo trabalho de escritório. O grupo prepara também uma novidade para o cardápio: uma opção salgada, de cenoura e espinafre.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / (51) 3284-3311
imprensa@poa.incra.gov.br
incra.gov.br/rs
facebook.com/IncraRS